Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vereadores destacam reunião com Gonzaga Patriota para tratar do abastecimento d´água de Salgueiro

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 18, vereadores da Bancada da Verdade da Câmara de Vereadores de Salgueiro destacaram uma reunião realizada na semana passada com o deputado federal Gonzaga Patriota. O grupo tratou de um dos problemas que mais afligem a população salgueirense: falta d´água. Os vereadores pediram que o deputado, junto dos seus pares, destine uma emenda de bancada para ajudar na construção da nova adutora da cidade.

Esse encontro foi citado pelos vereadores Agaeudes Sampaio, Baldin, Emmanuel Sampaio, Flavinho Barros, Léo Parente, Sávio Pires, Henrique Sampaio e André de Zé Esmeraldo. “Fizemos um requerimento de bancada, junto com todos os vereadores que compõem a Bancada da Verdade, pedindo investimentos para soluções hídricas em nosso município”, ressaltou Léo.

“É sabido que é necessário ter um investimento de quase R$ 20 milhões para que a gente comece a solucionar o problema de água em nosso município, trazendo água da barragem do URI para nossa cidade. E isso nós não conquistamos sozinhos, é um orçamento muito alto, mas através da ajuda de Gonzaga Patriota e dos seus pares nós podemos no futuro alcançar”, completou.

Os vereadores frisaram que o deputado se prontificou a envidar esforços no sentido de contribuir para a solução dessa problemática tão prejudicial aos salgueirenses. Em seu discurso, Henrique lembrou que há 30 anos o parlamentar foi um dos principais articuladores da construção da Adutora do Sertão, que abastece o município atualmente.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Um comentário sobre “Vereadores destacam reunião com Gonzaga Patriota para tratar do abastecimento d´água de Salgueiro

  1. Machado Freire

    Gonzaga Patriota não foi apenas o “articulador”. Ele, na condição de deputado estadual à época, foi o autor do projeto (aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa) que reivindicava a implantação de uma adutora do Rio São Francisco para abastecer a cidade de Salgueiro.

    Na condição de seu assessor parlamentar e (modéstia à parte) conhecedor do problema a fundo ) redigi o projeto que criou a Adutora de Salgueiro .

    Mas não foi fácil como se possa pensar. Foi uma tremenda cruzada, uma grande mobilização feita a partir de Salgueiro . Contamos com a participação de lideranças políticas ligadas ao MDB ( partido de vergonha na época) dos municípios de Verdejante, Terra Nova, Belém do São Francisco, Cedro, Parnamirim e Serrita.

    Realizamos uma grande manifestação próximo ao Cristo Rei, com a participação de Gonzaga e o nosso querido amigo deputado federal Mansueto de Lavor (de quem fui assessor parlamentar) e uma multidão de militantes da oposição de vários municípios da região

    Nós éramos chamados de “comunistas” por meia dúzia de puxa-sacos do regime militar de 1964.

    Por que os Sampaio e os Sá não fizeram nada durante tanto tempo?
    Porque eles só serviam para pedir os votos do povo para aparecerem como líderes políticos da Arena 1 e da Arena 2 (que são a mesma coisa) . Com o prestígio que tinha com os defensores da ditadura de 1964, eles conseguiam prestígio e empregos para seus familiares e amigos.

    O pessoal da situação, com ciume e sem proposta que viesse atender à grita da população, colocou a polícia contra o nosso movimento. Quebraram a cara, pois não arredamos o pé da rua e a nossa manifestação -que começou no final da tarde, entrou pela noite.

    Apesar de não dispormos de uma comunicação ágil como a de hoje, a repercussão foi muito boa, sendo comentada no País inteiro. O meu amigo Antonio Siqueira, dono do Hotel Imperador, recebeu muitos telefonemas do Sul e Sudeste de amigos seus comentando o episódio que ficou conhecido como a “caminhada da sede”.

    Gonzaga marcou uma audiência com o então governador, Roberto Magalhães e lhe fez a entrega do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa.

    O governador fez o despacho ao secretário da Pasta de Obras com este argumento : “cumpra-se ” !

    Pelos cálculos, a adutora custou cerca de R$ 2 milhões.

    Passados mais de 30 anos, aparecem uns “salvadores da pátria” para reclamar da falta d’água na cidade.

    O que foi que eles fizeram, que não se organizaram/elaboraram um novo projeto para ampliar o sistema de fornecimento do “precioso líquido” ?

    Hoje, aparece meia dúzia de “políticos improvisados” sem nenhum conhecimento dos fatos e participação ZERO no movimento popular de Salgueiro e do Sertão para reclamar da falta de água.

    O que foi que eles fizeram ao longo de tanto tempo, hein ?