Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vereador de Petrolina acusa Governo de MG de barrar divulgação de danos causados por rompimento de barragem

Após passar uma semana em Minas Gerais na companhia da colega de legislativo Cristina Costa (PT), o vereador petrolinense Ronaldo Cancão (PTB) retornou insatisfeito com as medidas adotadas pelo governo mineiro em relação ao crime ambiental da Vale. Os dois vereadores integraram a Comissão Especial formada pela Câmara de Petrolina para visitar Brumadinho-MG, onde uma barragem de rejeitos de minérios rompeu e atingiu um afluente do São Francisco.

Nessa segunda-feira, 25, Cristina e Ronaldo apresentaram um balanço sobre a visita. Segundo Cancão, o Governo de Minas Gerais está intervindo para barrar a divulgação de informações à população. “O Governo de Minas Gerais tem uma convivência íntima com a Vale, nada funciona. Foi proibido o acesso dos vereadores e do prefeito nas áreas do acidente. O Estado colocou tapumes. Para nossa surpresa, nem o laudo do [rio] Paraopeba foi feito pelo Estado. Quem fez o laudo foi a Vale e só ela tem”, denunciou.

Os dois vereadores petrolinenses se reuniram com parlamentares e moradores de Brumadinho, Felixlândia e Belo Horizonte. Eles apresentarão um relatório completo nos próximos dias, mas adiantaram que o cenário é impactante. O relatório vai ser discutido com instituições de ensino e órgãos estaduais. Cristina e Ronaldo cobram medidas urgentes para evitar danos ao São Francisco, com riscos à saúde dos moradores da região.

Da redação do Blog Alvinho Patriota