Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Vale do São Francisco vai receber grandes nomes do teatro mundial no projeto Pontes Flutuantes

As cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, situadas no Vale do São Francisco, vão receber nos dias 12 e 13 de dezembro o diretor teatral Eugênio Barba e a atriz Júlia Varley, membros do Odin Teatret, sediado na Dinamarca. A dupla chega à região para participar do projeto Pontes Flutuantes – Diálogos para cena, desenvolvido pela Cia Biruta de Teatro, que propõe um intercâmbio cultural e troca de experiências entre artistas locais e grupos de teatro do Brasil e do mundo.

Segundo a Cia Biruta de Teatro, o projeto Pontes Flutuantes nasce com o objetivo de celebrar o “fazer teatro” e aproximar os diversos pensamentos sobre a autonomia do teatro como arte e como área de conhecimento e expressão dos modos de organização coletiva pelo planeta.

“É muito importante para a gente que faz teatro estar em contato e dialogar com outros grupos para fortalecer o nosso fazer artístico. O Pontes Flutuantes surge nessa perspectiva e com o propósito de criar pontes com artistas de diversas partes do mundo, oferecendo uma via de mão dupla e gerando uma reflexão sobre o que somos e o que fazemos”, ressalta a atriz Cristiane Crispim, uma das organizadoras do evento.

O diretor teatral, ator e dramaturgo Antônio Veronaldo, que já teve oportunidade de encontrar Eugênio Barba, enfatiza a importância de tornar esse encontro acessível para outros artistas. “É a primeira vez que um evento desse porte sai dos grandes centros urbanos e vem para o interior do Nordeste. Isso possibilita o contato de artistas que não estão nas capitais com os grandes mestres. Eles ganham a oportunidade de se alimentar dessa experiência e a nossa cena teatral é que acaba se fortalecendo”, destaca.

Serão dois dias de evento, divididos entre as dependências do Sesc de Petrolina e o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. A programação conta com a palestra-demonstração “Pensar através das ações”, além da demonstração-espetáculo e a oficina “O Eco do Silêncio”. As atividades fazem parte do roteiro que é apresentado pelos dois artistas em diversos países.

Da redação do Blog Alvinho Patriota