Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UPAE de Petrolina segue orientação do Inmetro e adere ao uso das lâmpadas LED

fluorescenteA Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina fechou o mês de junho com 80% da meta da troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED. O número foi alcançado no dia em que começou a valer a proibição da venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W, que não atendam aos níveis de eficiência energética determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo a supervisora operacional, Fabíola dos Santos, embora a unidade de saúde nunca tenha usado lâmpadas incandescentes, é importante chamar a atenção da população para o cumprimento do cronograma estabelecido pelo governo, que fixou os índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização desse tipo de lâmpada.

 A recomendação do Inmetro é que o consumidor opte pelas fluorescentes compactas, que duram de oito a 10 vezes mais e consomem quatro vezes menos energia, ou pelas lâmpadas LED que os fabricantes indicam durar 25 mil horas ou mais.  

Da redação do Blog Alvinho Patriota