Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Universidades pernambucanas formalizam acordo de cooperação

Foi assinado nesta terça-feira (25), no Recife, um convênio inédito de cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre universidades públicas e comunitária de Pernambuco. As universidades Católica, Federal, Federal Rural, Federal do Vale do São Francisco e de Pernambuco vão formar agora o consórcio “Pernambuco Universitas” para desenvolver e executar em conjunto programas, projetos e intercâmbios.

O reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pedro Rubens, explicou que este projeto é pioneiro no País. “As universidades brasileiras costumam fazer convênios com outros países, mas não entre nós mesmos. Finalmente, estamos tomando esta iniciativa inédita, juntando universidades públicas com comunitária [Unicap], por meio de um instrumento jurídico, para começarmos a pensar no que podemos desenvolver juntos”, disse.

A ideia é que as universidades comecem a trabalhar com um agenda comum, com mais facilidade na hora de realizar intercâmbios de docentes, pesquisadores e estudantes estrangeiros entres as instituições, além da implementação de projetos de pesquisa e promoção de eventos científicos e culturais comuns e trocas de publicações acadêmicas.

Inicialmente, segundo o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, uma secretaria montada na Unicap vai concentrar as ações integradas promovidas pelo consórcio. A primeira reunião para tratar do tema acontece no próximo dia 16 de dezembro. “Nós vamos por em contato as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, as pró-reitorias Acadêmicas e as diretorias de Relações Internacionais também”, explica

Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução das atividades resultantes do convênio serão fornecidos pelas universidades que formam o consórcio. É como se cada programa ou projeto fosse um aditivo no acordo, e cada instituição vai colaborar conforme as suas respectivas disponibilidades ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.

Por meio do “Pernambuco Universitas”, será possível que uma universidade auxilie na formação doutoral em áreas importantes para outras. Equipamentos de uma instituição também poderão ser utilizados por pesquisadores de outras universidades filiadas ao consórcio. “Se nós sozinhos somos fortes, juntos somos mais fortes ainda”, resume Anísio Brasileiro.

A vontade de formar o consórcio começou a surgir a partir da participação conjunta dos reitores das cinco universidades no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. A criação de um modelo de atuação consorciada para integrar as diferentes competências e ampliar a atuação dessas instituições no exterior foi inspirada em um protocolo de cooperação acadêmica entre as universidades de Pernambuco e as principais universidades de Toulouse, na França, assinado no dia 12 de dezembro de 2013.

A atuação consorciada foi implantada com sucesso na França, na região do Midi-Pyrénées, cujo conjunto das principais universidades e instituições de ensino originou o consórcio denominado Université de Toulouse. Essa iniciativa regional teve repercussão em todo a França, contribuindo para a edição de uma Lei Nacional sobre o Ensino Superior e a Pesquisa, com o objetivo de transformar os polos de pesquisa e ensino superior em comunidades de universidades e estabelecimentos de ensino.

“Estamos querendo superar barreiras entre universidades e criar plataforma comum de ações, criando possibilidades a partir da criatividade dos estudantes e professores. Queremos sair de um ambiente de competitividade entre as instituições e entrar num regime de cooperação”, resumiu Pedro Rubens.

Fonte: G1 PE