Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Um país sem liberdade não pode ser comparado nem a uma pocilga

machadoPor Machado Freire 

Eu não queria  falar de Fidel Castro – nem contra nem a favor do político, do ser humano e muito menos do ditador.

Acho que  muita gente – deles  que têm até obrigação se de explicar porque “amavam Fidel”  e outros, porque “detestavam” o líder cubano.

Não  me coloco em nenhuma dessas situações, mas também não fico em cima do muro. Posso até já ter votado nulo ou em branco, mas a minha posição política  e ideológica, jamais foi omitida! 

Com origem sertaneja, sou da época em que na minha juventude – logo na segunda adolescência,  apesar das limitações que tínhamos na comunicação (era o rádio, o cinema e aqui, acolá, um jornalzinho)  havia  motivos para cada um acompanhar a mesmice do coronelismo (com tendência udenista-patriarcal ), ou  optar pelo lado contrário, como esquerda consciente.

Sempre aparecia uma ou outra “alma perdida” que vinha da capital e nos estimulava  a fazer uma opção política. E o ápice foi a ditadura de 64, que  “separou o joio do tribo”, com as conseqüências que a história nos reserva.

Então, por que  negar ou omitir  que as lideranças dos   Estados Unidos, União Soviética e de Cuba não nos influenciaram politicamente?  Só os indiferentes (e são  poucos)  não provaram desse “mingau delicioso”,  jamais esquecido!

Não interessa detalhar que fulano ou  beltrano era assim ou assado; ligado ao imperialismo ianque ou  a esquerda soviética ou cubana. Todos temos  o livre arbítrio e, mesmo debaixo do cacete, haveremos de  levar nossos princípios e tendências  para sepultura. Os covardes têm outra convicção!

Para me situar mais ou menos  na morte de Fidel – que o mundo inteiro acompanhou –elogiando ou criticando, não posso deixar de emitir a minha modesta avaliação.

Fidel Castro foi um grande líder que exerceu um papel espetacular, juntamente com Guevara,  no momento em que derrubou a ditadura de Batista e passou a organizar o povo cubano. Mas transformou-se em ditador sanguinário (negando suas mais importantes promessas ao povo cubano e do mundo), na medida em que  passou a ter a Ilha como uma propriedade privada  e passou a praticar  todas as crueldades  que tiveram origem  no desgovernos dos seus principais adversários do passado.   

Ninguém é dono do destino de ninguém. O ser humano não pode – em nenhuma hipótese, ser tratado como propriedade privada,  seja lá de quem for.

6 comentários sobre “Um país sem liberdade não pode ser comparado nem a uma pocilga

  1. NISSOCA

    KIKO,DO MEU PONTO DE VISTA,CREIO QUE O COMUNISMO OSTENTA VALOR POSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO MORAL DA HUMANIDADE.PORTANTO,EU ACHO QUE VOCÊ OBEDECE À VONTADE DE CAPITALISTA,COM SUBSERVIÊNCIA.

  2. NISSOCA

    KIKO,EU TENHO CERTEZA QUE O SISTEMA CAPITALISTA DO NOSSO PAÍS CHAMADO BRASIL TEM FASES DE EXPANSÃO SEGUIDAS DE FASES DE RECESSÃO.ISTO MOSTRA QUE O SISTEMA CAPITALISTA DO NOSSO PAÍS CHAMADO BRASIL NÃO É UM SISTEMA ESTÁVEL.E O SISTEMA POLÍTICO DO NOSSO PAÍS CHAMADO BRASIL,ISTO É,A TENTATIVA DE CRIAR UM SISTEMA POLÍTICO REALMENTE MAIS DEMOCRÁTICO,FICA SÓ NA PROMESSA.NA PRÁTICA,O QUE SE VÊ É A SUBSTITUIÇÃO,DE UM GRUPO OLIGÁRQUICO POR OUTRO.PORTANTO,EU TENHO CERTEZA QUE MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS DORMIRÃO NA RUA ESSA NOITE.

    1. Kiko

      Sem essa de sair pela tangente com papo furado sobre o capitalismo. Quem trabalha quer levar o resultado do seu suor pra casa. Ou você crê no mundo maravilhoso dos comunistas que ninguém precisa trabalhar e a nação sustenta todo mundo? Ora bolas! Critico a glamourização da distribuição da pobreza e consequentemente da fome na ilha-presídio. Principalmente depois da morte do ditador ex-executor.

  3. Jornalista Machado Freire

    É, meu caro. o mundo é cheio de contrastes. Cada um de nós, no entanto, possui uma espécie de DNA político-ideológico que permite enxergarmos as coisas de forma ampla e “separar o joio do trigo.

    As desigualdades sociais, políticas e ideológica sempre existirão. Só que no Nordeste Brasileiro, há questões agudas, como a seca que ainda perdura e há quem tire proveito dela.

    Olhe, por exemplo, o caso da Bolsa Família, tão boa pra algumas . Ela continua sendo usada por muitos salafrários, inclusive políticos e empresários.

    E ninguém vai pra a cadeia!

    Perguntemos a um jovem de 15 anos quantos livros ele leu em sua vida. Se ele leu Vidas Secas ou o Quinze, por exemplo.

    Quantas horas este jovem passa por dia “olhando” o seu face ou “mexendo” no Zap.?

    Pergunte se ele ler jornal ou revistas ? Se já fez uma poesia, escreveu um artigo..

    Ele respeita seus professores, faz parte do grêmio da escola e participa dos encontros da Associação de Moradores do seu bairro ?

    Se ele ajuda em casa, lavando os pratos, varrendo a casa. Até mesmo lavando a roupa que veste.

    Em quem será que a família desse jovem votou para presidente, senador, deputado federal, estadual, prefeito e vereador?

    Será que esse jovem de 15 anos já plantou uma árvore ?

    Se nada disso aconteceu, o que se pode esperar do futuro deste país ?

    É melhor “navegar na utopia” e continuar defendendo nossos princípios (de leve) para não morrer de tédio.

    Nada justifica a indiferença, nem a quela estória do “não vai dar em nada”, “eu não tenho nada com isso”. E que não é “da minha conta”.

    Não adianta pagar o dízimo e vender o voto !

    Quem não participa, não opina e não se interessa por nada, não gtem compromisso nem com ele próprio.

    Desistir, jamais !!!!!

  4. NISSOCA

    MACHADO FREIRE,ACONTECE QUE NOS ANOS 60 DIZIAM QUE OS COMUNISTAS COMIAM CRIANCINHAS,E O POVO ACREDITAVA,HOJE FALAM QUE OS COMUNISTAS PASSAM FOME E SÃO SANGUINÁRIOS,E O POVO ACREDITA.PORTANTO,EU TENHO CERTEZA QUE MILHÕES DE CRIANÇAS BRASILEIRAS E AMERICANAS DORMIRÃO NA RUA ESSA NOITE,E NENHUMA É CUBANA.

    1. Kiko

      Milhares de crianças cubanas não dormirão na rua visto que nem tiveram o direito de nascer pois lá o aborto é permitido, e o pior, estimulado. Grande exemplo de civilização.