Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UFRPE apresenta estudo sobre novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão

Marcando a comemoração pelo Dia Nacional da Caatinga, nessa quarta-feira, 02, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) receberá a climatologista Francis Lacerda, coordenadora técnica do Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto de Pernambuco (IPA), para demonstrar novas potencialidades hídricas e alimentares no Sertão a partir da plantação da vegetação nativa, associada ao uso da energia solar.

A pesquisadora, que lidera uma rede de pesquisadores no Brasil (Ecolume) para estudar essas questões através de projeto financiado pelo CNPq, quer demonstrar que é possível “plantar água” no semiárido, “comer caatinga” e irrigá-la pelo sol, através do “recaatingamento”. O evento acontecerá na Pró-Reitoria de Atividade de Extensão da UFRPE, em Recife, a partir das 13h30.

A atividade é uma realização da UFRPE, tendo o Comitê Estadual da Reserva Brasileira da Caatinga de Pernambuco (CERBCAA) como um dos responsáveis. “A Caatinga, por estar localizada numa região semiárida e economicamente pobre, continua sendo subjugada, mas se conservada e havendo seu uso de forma sustentável, seu potencial socioeconômico e ambiental é incrível”, aponta Rita de Cássia, coordenadora do CERBCAA.

Um desses potenciais, segundo os pesquisadores do Ecolume, é a possibilidade de “plantar água”. O projeto já começou os estudos e o trabalho de campo no município de Ibimirim. A atividade continuará pelos próximos dois anos. Doutora em Recursos Hídricos, Francis assegura que é possível alcançar resultados hídricos significativos pelo replantio da caatinga, amenizando um dos maiores problemas do semiárido.

“A flora da Caatinga, a qual é totalmente adaptada a altas temperaturas, está em plena conexão entre a água do solo com a da atmosfera, sendo naturalmente já inteligente para regular o microclima do local e reter água em sua volta, trazendo, com isso, benefícios diversos à natureza e às populações”, explica Francis.

A rede Ecolume é formada pelo IPA, Serta, UFRPE, INPE, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Instituto Federal do Sertão, Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Da redação do  Blog Alvinho Patriota