Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

UFPE oferece aos governos federal e estadual ultrafreezers e câmaras frias para armazenar um milhão de doses de vacina contra Covid-19

Para dar apoio ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ofereceu aos governos federal e estadual sua infraestrutura para armazenar vacinas em baixas temperaturas. Segundo a instituição, a disponibilização de oito ultrafreezers e dez câmaras frias totaliza uma capacidade de receber cerca de um milhão de doses de imunizante contra o novo coronavírus.

A previsão da UFPE é que, até fevereiro de 2021, sejam disponibilizados oito ultrafreezers de 728 litros, certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com controle remoto da variação de temperatura de até -80°C, além de dez câmaras frias de 572 litros para acondicionamento de vacinas que demandam armazenamento entre 2°C e 8°C.

A oferta foi documentada em um ofício encaminhado, na sexta-feira (8), pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; à superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Paula Amorim Batista; ao governador do estado, Paulo Câmara (PSB), e ao secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Em nota, a universidade se colocou à disposição para visitas, agendas, grupos de trabalho e reuniões que sejam necessárias para integrar a instituição “em mais esse esforço de enfrentamento dos graves problemas causados pela pandemia”.

No documento, foi disponibilizado o prédio que sedia o Laboratório de Campanha de Diagnóstico da Covid-19, no Campus da UFPE, onde “há salas apropriadas e disponíveis que poderão receber, no total, 22 ultrafreezers, com condições adequadas de biossegurança, bem como climatizadores, estabilizadores e gerador de energia”, informou a UFPE no texto.

Fonte: G1PE