Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Trump diz ter evitado catástrofe nuclear ao ser reunir com Kim Jong-un

Em sua volta nesta quarta-feira (13/6) aos Estados Unidos depois de sua histórica cúpula com Kim Jong Un, o presidente Trump afirmou ter evitado uma catástrofe nuclear e, segundo a agência de notícias norte-coreana, aceitou um convite do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, para visitar Pyongyang.

“O mundo evitou uma potencial catástrofe nuclear”, escreveu Trump no Twitter. Não há mais lançamentos de foguetes, testes nucleares ou pesquisas”, completou.

O encontro de quarta, o primeiro entre um dirigente norte-coreano e um presidente americano em exercício, teve grande impacto midiático, mas seus resultados concretos, em particular sobre a desnuclearização de Pyongyang, geram muitos questionamentos.

Fazendo frente a essas dúvidas relativas ao acordo assinado pelos dois dirigentes, o secretário de Estado americano Mike Pompeo afirmou que Estados Unidos esperam que a maior parte do desarmamento nuclear norte-coreano tenha terminado até o final da presidência Trump, em 2020.

“Esperamos poder conseguir isso nos próximos dois anos e meio”, enfatizou o chefe da diplomacia americana.

“Resta um monte de trabalho pela frente. Deixe-me dizer que completo significa algo verificável para todos os que estão envolvidos”, disse ainda.

Fonte: AFP