Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Terremoto deixa 18 mortos e devasta sul de Taiwan antes do Ano Novo Lunar

Um forte terremoto de 6,4 graus na escala Richter sacudiu neste sábado a cidade de Tainan, no sul de Taiwan, deixando pelo menos 18 mortos, 484 feridos – 24 deles em estado grave – e mais de 150 desaparecidos, segundo dados do Serviço Nacional de Emergências e bombeiros deste domingo (data local).

A tragédia ocorreu quase na véspera da maior festividade anual de Taiwan, a do Ano Novo Lunar, na qual milhões de pessoas se reúnem com familiares.

A maioria das vítimas que morreram (15), incluindo uma menina de dez dias, estava no edifício Weiguan Jinlong de Tainan, no qual calcula-se que ainda há cerca de cem pessoas soterradas, segundo dados dos bombeiros, calculados a partir de familiares das supostas vítimas.

Enquanto isso, continuam as tarefas das equipes de resgate, dificultadas pela falta de luz natural ao cair a noite, sob o frio e o perigo de explosões.

Equipes de ajuda do governo e de várias organizações socorrem e alimentam os sobreviventes.

Em Frente ao edifício Weiguan se assistiu cenas de alegria, como a de uma mulher que presenciou emocionada o resgate de seu marido e também muitas de angústia, como o caso de uma mãe resgatada sem seus dois filhos que implorava para ir procurá-los.

Nesse ambiente de luto não faltaram, no entanto, eventos que trouxeram alguma alegria após a tragédia, como o resgate de uma criança de sete anos, de sobrenome Hu, graças ao miado de seu gato, que alertou os bombeiros, que também salvaram seu irmão.

No entanto, a descoberta de latas usadas de óleo cheias de um líquido não identificado nas estruturas do edifício Weiguan, em vez de cimento, gerou dúvidas sobre a solidez da construção, afirmou o canal local “NEXTTV”.

O panorama em Tainan após o terremoto é devastador, com cinco edifícios completamente destruídos e outros muitos danificados, embora já se tenha restaurado quase que completamente o fornecimento de energia elétrica, após cortes para mais de 178.000 casas, na véspera do novo ano lunar.

Um posto de gasolina em frente a um edifício instável foi evacuado e esvaziado de combustível, e sob alguns dos imóveis desmoronados ficaram esmagados automóveis e motocicletas, enquanto um campo de golfe de Tainan registrou fendas no terreno, algumas de mais de dois metros.

O trem de alta velocidade que liga o sul ao norte da ilha interrompeu seus serviços, em um dia no qual muitos taiuaneses que vivem no populoso norte vão ao sul para comemorar, na noite de domingo, com seus familiares, a chegada do Ano Novo Lunar.

Fonte: Terra