Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Supremo Tribunal Federal julga inquérito contra Fernando Bezerra Coelho na próxima semana

Na próxima terça-feira, dia 28, os membros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) irão pronunciar seus votos derradeiros sobre o inquérito contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e o ex-presidente da Copergás, Aldo Guedes. O agendamento foi feito durante a sessão da última terça-feira (21), que teve participação dos advogados dos dois acusados.

Aldo e Fernando Bezerra são acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e concurso material de crimes. De acordo com o inquérito, entre os anos de 2010 e 2011, o ex-governador Eduardo Campos e Fernando Bezerra, que era secretário de Desenvolvimento Econômico, pediram e aceitaram promessa de vantagens indevidas no valor de R$ 20 milhões a cada uma das empreiteiras responsáveis pela construção da Refinaria Abreu e Lima, contratadas pela Petrobras.

Os acusados também teriam recebido cerca de R$ 41,5 milhões para garantir a realização de obras de infraestrutura e assegurar a concessão de incentivos tributários estaduais para a implantação do empreendimento. Os recursos foram pagos em doações eleitorais e teriam sido usados na campanha de reeleição de Eduardo Campos. Aldo Guedes seria o responsável pela operacionalização do repasse das vantagens indevidas

A defesa de Aldo afirma que as provas apresentadas no inquérito são frágeis, porque são baseadas em delações premiadas. Já a assessoria de Fernando Bezerra afirmou que a denúncia não pode ser recebida em face dos precedentes da Segunda Turma do STF, pois não há provas.

Da redação do Blog Alvinho Patriota