Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sistema agrovoltaico desenvolvido em Ibimirim pode virar política pública no Nordeste

Técnicos da rede de pesquisadores responsáveis (Ecolume), coordenados pelo Laboratório de Mudanças Climáticas do Instituto Agronômico de PE, estão instalando placas fotovoltaicas em uma escola de agroecologia de Ibimirim até quinta-feira, 28. Os equipamentos fazem parte do sistema agrovoltaico, que serve para captação da chuva e reuso da água, acoplado à produção suspensa de alimentos por tubos e replantio de plantas nativas do Sertão, como o umbuzeiro. A irrigação acontece através da energia solar.

O projeto científico que está em execução em Ibimirim despertou interesse da Sudene e pode se tornar uma política pública dentro do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). A ação será analisada pelo órgão durante um workshop que ocorre em Recife nessa quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28. A iniciativa pode ajudar na construção da agenda científica do órgão no âmbito do PRDNE, com intuito de consolidar o sistema regional e sub-regional de ciência, tecnologia e inovação.

Quando o projeto estiver concluído, a Ecolume garante que será o 1ᵒ sistema agrovoltaico do semiárido em atividade na América do Sul. Segundo Francis Lacerda, coordenadora da Ecolume e climatologista do IPA, o replantio auxiliará na fixação da água no solo e para a umidade do ar, que vai favorecer a chuva. “Por isso chamamos metaforicamente que se trata também de um processo para plantar água e irrigada pelo sol, porque a irrigação das plantas que favorecerá um ciclo hídrico completo se dá com ajuda da energia solar. E ainda terá o benefício das plantas servirem de alimento e remédios”, destaca.

Da redação do Blog Alvinho Patriota