Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Sindicato diz que não houve consenso sobre valor do rateio de 60% do Fundeb informado pela Prefeitura de Serra Talhada

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada (SINTEST) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 21, informando que ainda não houve consenso sobre o valor do rateio de 60% do Fundeb de 2019, anunciado pela prefeitura ontem, 20. O SINTEST assinala que existem muitas dúvidas sobre a quantia citada e pede que a prefeitura apresente documentos comprobatórios do valor que sobrou do Fundeb no ano passado para dividir entre os profissionais da área. Confira o texto na íntegra:

Nota do SINTEST

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada – SINTEST, vem a público informar aos professores que, em reunião do Conselho Municipal do FUNDEB, realizada na manhã desta quinta-feira (20/02), inclusive com as presenças da Secretária de Educação, Marta Cristina, e da Tesoureira da educação, Aldênia Rocha, não houve consenso em relação ao valor da sobra de 2019 do FUNDEB 60%, mas sim, muitas dúvidas a serem esclarecidas e que a única coisa que ficou definida foi uma próxima reunião com a presença da contadora geral da prefeitura, Valéria Celestino, que deve comparecer com todas as documentações necessárias para comprovação das despesas do FUNDEB.

O valor anunciado publicamente pelo governo foi apresentado, apenas, verbalmente na reunião com o conselho. Portanto, causou surpresa e estranheza a divulgação por parte do governo do valor de R$ 796.000,00 como sobra a ser rateada entre os professores, em efetivo exercício, sem que o Conselho do FUNDEB tenha ratificado este valor.

O sindicato informa que até que sejam esclarecidos os questionamentos apresentados pelo conselho do FUNDEB e apresentados toda documentação, não aceitará os números apresentados pelo governo como sobra do exercício 2019 e que estará atento, e se preciso for, tomará as medidas cabíveis necessárias para elucidar todos os fatos.