Serviço Social: Conheça e valorize essa profissão

Esse 15 de maio está bem diferente, não encontramos pessoalmente nossas/os colegas e companheiras/as de luta nas inúmeras comemorações, encontros e palestras que costumavam acontecer Brasil a fora, na data em que comemoramos o Dia da/o Assistente Social.

É um dia de comemoração e de luta, muitos debates e palestra sobre o trabalho da/o Assistente em tempos de pandemia e os desafios atuais aconteceram/acontecerão durante toda a semana por meio de lives, oportunizando o encontro virtual entre profissionais e estudantes. Apesar da incerteza e dos medos causados pela crise sanitária que assola o país e o mundo, a atual conjuntura exige que continuemos firmes na luta, fazendo aquilo que é o nosso principal objetivo: garantir diretos para população.

Historicamente, o Serviço Social, suas instituições representativas, profissionais e estudantes assumem um importante lugar na sociedade, promovendo o debate crítico e reflexivo, fazendo a defesa da classe trabalhadora e lutando contra toda e qualquer forma de opressão e preconceito. Nos colocamos na defesa intransigente dos/as trabalhadores/as, mulheres, negros, índios, crianças e adolescentes, LGBTQIA+.

O dia é de celebrar nossas conquistas e fincar os pés no presente, continuar lutando incansavelmente contra essa conjuntura de perda de direitos, desmonte das políticas sociais, mais do que nunca pautar a defesa o SUS, visivelmente sucateado, porém cada vez mais necessário. Devemos combater a ascensão grotesca do fascismo, as posturas conservadoras e as iniciativas antidemocráticas absurdas que defendem a volta da ditatura e fechamento das instituições democráticas.

Sigamos combativos e fortes na defesa da democracia, dos direitos e da construção de uma nova sociabilidade sem opressão, desigualdade e preconceito.

Por Liane Soraya Viana da Silva: Assistente Social, graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Trabalho Profissional pela Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG); Mestre em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Professora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciência Humanas e Sociais de Serra Talhada (FACHUSST-AESET).

2 comentários sobre “Serviço Social: Conheça e valorize essa profissão

  1. Mônica Barbosa

    Parabéns professora, riquíssimo conteúdo que engrandece e fortalece nossa luta por equidade de direitos.

  2. Alvinho Patriota

    Obrigado jovem pela sua participação que muito enriqueceu nosso caminhar.
    O espaço aqui é vosso e de quem mais prima pela boa leitura.
    Abraços