Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Seminário SerTão Mais Criativo propulsiona economia criativa em São José do Egito

A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica e a AD Diper, em parceria com a Prefeitura de São José do Egito, realizaram entre os dias 4 e 6 de maio a primeira edição do Seminário SerTão Mais Criativo em São José do Egito. Durante os três dias o desenvolvimento local foi propulsionado por meio da economia criativa, trabalhando três pilares: Turismo Cultural, Hospedagem Domiciliar e Gastronomia Regional. Contudo, a poesia teve um maior destaque.

“A proposta foi potencializar o desenvolvimento local por meio da economia criativa, fomentando a visão empreendedora entre os agentes culturais, orientando as empresas para o mercado, bem como criar uma rede de parceiros comerciais entre os empreendimentos criativos do território sertanejo e criar soluções para o desenvolvimento do mercado cultural”, destaca a Analista do Sebrae, Ana Paula.

O evento teve parceria de vários municípios vizinhos, como Sertânia, representando pelo secretário de Assistência Social, Ricardo Pinheiro. “Eventos como esse servem como ferramenta de desenvolvimento da nossa região. Cultura traz recurso e desenvolvimento para a cidade. Nós moramos em uma região muito rica em cultura, porém, pobre em desenvolvimento industrial, temos que apostar no que já temos em abundância para ver mais crescimento”, afirmou.

O secretário de Cultura de São José do Egito, Henrique Marinho, enfatizou a importância do evento. “O Sertão Mais Criativo foi um evento ímpar, que encaixou com a necessidade que tínhamos de promover nossos artistas. Temos um potencial cultural e artístico muito forte, mas falta a profissionalização desses artistas. Desses artistas entenderem que eles têm que profissionalizar sua arte e saberem que tem que comercializar. Para isso eles precisam se organizar para poder levar seu produto para fora. Esse evento veio para dar essa possibilidade aos artistas”, frisou.

O seminário contou com palestras de representantes da Fundação Gilberto Freyre, União Brasileira de Compositores em Pernambuco, do setor de Economia Criativa do Sebrae, Festival Abril Pro Rock, Som da Rural, Festival Coquetel Molotov e Festival Janeiro de Grandes Espetáculos. Para complementar, ocorreu uma exposição de artesanatos, instrumentos musicais e gastronomia regional.

Da redação do Blog Alvinho Patriota