Vida FM Salgueiro FM

Salgueiro registra casos confirmados de Chikungunya, informa Secretaria Estadual de Saúde

O município de Salgueiro enfrenta um surto de arboviroses neste início de ano. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve um aumento de 1.871% nos casos suspeitos de dengue e 366% de Chikungunya. No começo de 2018, Salgueiro registrava sete casos de suspeita de dengue, enquanto em 2019 já são 138. Chikungunya foram três em 2018 e 14 em 2019. A cidade também contabiliza duas suspeitas de zika, contra apenas uma no mesmo período do ano passado. Até o momento, apenas ocorrências de Chikungunya tiveram confirmação.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a VII Gerência Regional de Saúde (VII GERES) e a prefeitura já começaram a agir para amenizar o problema. Alguns bairros receberam pulverização em UBV leve, que é a aplicação de inseticida em dosagens baixas para eliminar o Aedes aegypti. O trabalho é realizado a partir da análise de dados da VII GERES e segue rigoroso critério técnico.

A gerente do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes, chama a atenção da população para procurar os serviços de saúde em casos de suspeita, para que haja notificação e assistência. Também convoca o público a auxiliar nas ações de prevenção e combate ao mosquito vetor, adotando medidas essenciais para evitar a proliferação do Aedes.

Da redação do Blog Alvinho Patriota