Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Salgueiro recebe mutirão de atendimentos e palestras do projeto InterAÇÃO

O município de Salgueiro recebe nesse fim de semana – sexta-feira, 30, e sábado, 31, – a fase final do projeto InterAÇÃO, uma iniciativa da Associação dos Amigos e Familiares de Doenças Neuromusculares (Donem) com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A ação conta com um mutirão de atendimentos de doenças neuromusculares e circuito de palestras sobre o assunto para profissionais e estudantes da área.

Os atendimentos serão realizados na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) da cidade, das 8h às 15h de sexta-feira. Podem ser feitos até 60 atendimentos. Pacientes com suspeita ou diagnóstico devem agendar o atendimento antecipadamente pelo número (87) 9 8824-1081.

Durante o mutirão, os pacientes inscritos devem passar por avaliação com neurologista, cardiologista, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e profissionais da assistência social, quando necessário. O projeto beneficiará usuários da VII GERES e de municípios de outras gerências regionais, como Serra Talhada, Ouricuri e Araripina.

“O município de Salgueiro é uma das localidades mais importantes no Sertão pernambucano, com muitas demandas de pacientes. A ideia é receber usuários de toda a região, diminuindo a distância entre o paciente e a equipe multidisciplinar, além de trazer uma discussão sobre as doenças neuromusculares para os profissionais de saúde”, destaca a coordenadora da Donem, Suhellen Oliveira.

As pessoas atendidas que tiverem o diagnóstico confirmado para doença neuromuscular serão inseridas na rede estadual de assistência. “O paciente com diagnóstico positivo será acompanhado de rotina na própria UPAE ou em outros serviços de referência próximos à sua localidade de origem”, informa a coordenadora do Núcleo de Atenção às Famílias de Crianças com Microcefalia da SES, Laura Patriota.

No sábado, profissionais e estudantes da área de saúde participam de um circuito de palestras, das 8h às 18h, na Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Central. Diversos temas serão abordados, como cuidados cardiológicos em pacientes com doenças neuromusculares e princípios da reabilitação motora nas diferentes fases desses tipos de enfermidades. Inscrições podem ser feitas neste link.

Da redação do Blog Alvinho Patriota