Salgueiro recebe ação para testagem de infecções sexualmente transmissíveis nessa quinta-feira

Nessa terça-feira, 2, a Secretaria de Saúde de Pernambuco começou a percorrer municípios do Sertão com objetivo de oferecer testagens rápidas que detectam infecções sexualmente transmissíveis (IST). Após passar por Petrolina ontem e Ouricuri hoje, 3, o ônibus da ação realizada por meio do Programa Estadual de IST/Aids/Hepatites Virais chega a Salgueiro nessa quinta-feira, 4.  

O projeto intitulado “Prevenção para Tod@s” conta com uma equipe multiprofissional para atender cerca de 100 pessoas no período das 9h às 15h. Quem for à Rua Otávio Leitinho, em frente à ACS, poderá passar por testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento dura, em média, 30 minutos, incluindo teste e aconselhamento sobre práticas sexualmente saudáveis.

Complementando as ações, a Secretaria Estadual de Saúde fará uma Jornada de Hepatites Virais no município. A finalidade é capacitar os profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento. A atividade faz parte da Celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites (28 de julho).

Da redação do Blog Alvinho Patriota