Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Salgueiro completa 155 anos de emancipação política; vamos celebrar nosso passado e futuro

Sedimentado na fé, o município de Salgueiro completa 155 anos de emancipação política nesta terça-feira, 30. É feriado municipal na cidade. Órgãos públicos estão fechados e apenas alguns comerciantes resolveram abrir as portas dos seus estabelecimentos, buscando mais alguns recursos para findar o mês. Por parte da prefeitura, a comemoração contará somente com uma singela entrega de mais uma edição da Medalha Lucila Angelim na Casa da Cultura.

Localizado na encruzilhada do Nordeste, Salgueiro chega aos 155 anos de emancipação em meio a uma disputa de poder polarizada entre famílias tradicionais. Ao longo desse centenário e meio, representantes dessas famílias conseguiram avanços significativos para o município, mas não o suficiente para deixá-lo na posição que poderia estar no contexto regional. Por isso, hoje é uma data para refletirmos sobre o que queremos para o futuro e como podemos contribuir para o verdadeiro desenvolvimento do município.

Chegou o dia celebrarmos essa terra de tantos homens e mulheres fortes, que lutam diariamente debaixo do sol escaldante do semiárido por melhores condições de vida. Dia para relembrarmos nossos antepassados que dedicaram suas existências a construir o que usufruímos atualmente, a exemplo do coronel Veremundo Soares, coronel Romão Filgueira Sampaio, Dr. Severino, Dr. Romão, Benjamin Soares, Gumercino Sampaio, entre tantos outros.

Nesta data especial, o Blog Alvinho Patriota parabeniza Salgueiro por seus 155 anos de emancipação política. Vamos marchar de mãos dadas para um futuro melhor e impulsionar Salgueiro para o lugar que ele merece.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

3 comentários sobre “Salgueiro completa 155 anos de emancipação política; vamos celebrar nosso passado e futuro

  1. Machado Freire

    Mas ninguém tem o direito de acabar com o amor que sentimos por esta terra sofrida e resistente do Salgueiro Grande de Veremundo Soares, a quem demos (eu e o colega Eduardo Ferreira) o apelido qualitativo de grande significado de “Encruzilhada do Nordeste”, quando trabalhávamos no Diário de Pernambuco, na década de 70.

    E o orgulho que sentimos por termos lutado e defendido, com garra, coragem e competência, o projeto de autoria de Gonzaga Patriota e executado por Roberto Magalhães, que trouxe água do São Francisco para Salgueiro e o Sertão Central.

    Lamentamos que as chamadas grandes lideranças familiares, com raízes na fundação do município, não foram tão competentes quanto o foi Veremundo Soares, cujo projeto foi copiado pelos Coelho de Petrolina.

    Os que sucederam Veremundo não tiveram sua visão de futuro, tanto que a cidade viveu anos terríveis de seca, e até falta de água potável que chegou a ser transportada em caminhões pipa.

    Isso não pode cair no esquecimento de nenhum de nós.

    E não adianta ficarem se digladiando na Câmara de Vereadores num bate boca sem futuro que não leva nada a canto nenhum.

  2. Jailson leite

    Parabéns a cidade de Salgueiro de muitas lutas ,e também de muitas conquistas é claro que poderia ser uma cidade melhor ,maior com mais indústrias ,mais é uma cidade que aprendemos amar ,uma cidade acolhedora de um povo também acolhedor parabéns Salgueiro

  3. Marcílio Albuquerque

    Pode se acabar tudo e faltar água, luz, telefone e internet. O que não pode acabar é a prefeitura e câmara de vereadores que são as galinhas dos ovos de ouro pra casta milionária e os babões dessa cidade.