Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Rui: ‘Impeachment fez PT se reencontrar com as ruas’

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, identificou um “fato positivo” no processo de impeachment que afastou por até 180 dias a presidente Dilma Rousseff.

“Se é possível achar um fato positivo nesse processo de golpe é o PT ter se reencontrado com as ruas, com os movimentos sociais, com o conjunto da esquerda e, principalmente, com todos aqueles que querem aprofundar a democracia no Brasil”, declarou o dirigente petista em entrevista à Agência Efe.

Ele avalia que o afastamento de Dilma levou o partido a fazer um “exame autocrítico”. “Fizemos muitos avanços, apesar disso tivemos muitas insuficiências. Algumas delas estão na origem da nossa queda”, comenta.

E lamenta que a presidente tenha implementado, segundo ele, uma agenda diferente da que a campanha petista havia proposto durante a campanha. “Houve vários debates com ela alertando de que nós tínhamos ganhado a eleição com um programa, uma eleição muito polarizada, e que começamos a cumprir um programa que parecia ser a do adversário”, criticou.

Falcão voltou a ressaltar que o impeachment é um “golpe constitucional”, porque Dilma “não cometeu nenhum crime”. Criticou o que chamou de “campanha para tentar acuar” o ex-presidente Lula e anunciou os próximos passos a serem tomados pelo PT, que acaba de voltar ao papel de oposição.

“Devemos recuperar as pessoas que se desencantaram com a política, com os partidos políticos e com a esquerda, e que voltaram agora a se manifestar, embora seja de maneira limitada”, disse.

Fonte: Brasil 247

Um comentário sobre “Rui: ‘Impeachment fez PT se reencontrar com as ruas’