Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Roda de conversa em Recife discute cultura e potenciais turísticos do Sertão pernambucano

Dentro da programação do projeto “Tengo Lengo Tengo”, o Museu Cais do Sertão realiza na tarde desta terça-feira, 16, a partir das 14h30, a roda de conversa “Cultura e Potenciais Turísticos do Sertão”. Com entrada gratuita, o encontro ocorre na Sala Todo Gonzaga, envolvendo os produtores Anselmo Alves, Marcos Passos e Paulo Wanderley. O trio vai bater um papo sobre a riqueza cultural e turística sertaneja.

O jornalista Anselmo possui uma longa experiência profissional relacionada ao Sertão pernambucano. Ele integrou a equipe de consultores especialistas em Luiz Gonzaga e na cultura do Sertão para o projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga, do Ministério da Cultura (MinC). Foi consultor da TV Globo para o ano do centenário do Rei do Baião e atuou como curador e idealizador do Memorial Luiz Gonzaga, inaugurado em 2008 pela Prefeitura do Recife.

Marcos Passos é natural de São José do Egito, berço de grandes poetas populares. Desenvolve atividades de poeta, declamador, apresentador, escritor e produtor cultural. Durante a roda de conversa, abordará as belezas do Sertão por um viés poético, baseado nos diversos livros que publicou sobre a região. Ele mantém o projeto itinerante “Cantos e Versos” e um programa de mesmo nome na TV Universitária (TVU), que apresenta em parceria com Tony Oliveira. Em 2017 lançou o CD “Marcos Passos nos Passos do Sertão”.

Já Paulo Wanderley tem forte atuação na área cultural, tendo realizado uma vasta pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, Gonzaguinha e Dominguinhos. Seu trabalho abrange os segmentos do forró, baião e coco, tendo uma grande coleção de discos do Rei do Baião, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. Um dos seus feitos foi ter participado do início até a implantação do projeto do Museu Cais do Sertão na capital pernambucana.

Realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), o projeto “Tengo Lengo Tengo” homenageia os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga e do Padre João Câncio, criadores da Missa do Vaqueiro de Serrita.

Da redação do Blog Alvinho Patriota