Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Representante da ANTT informa que concessão da Ferrovia Transnordestina pode ser revogada em 2019

Nessa terça-feira, 4, a coordenadora de Análise de Projetos e Investimentos Ferroviários da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Lorena Duarte, anunciou que a concessão da Ferrovia Transnordestina pode ser revogada no primeiro semestre de 2019 caso hajam novos atrasos injustificados no cronograma. Prevista para ser concluída há oito anos, a obra é executada pela Transnordestina Logística S.A., uma subsidiária da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

A declaração de Lorena foi dada durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida pelo pernambucano Armando Monteiro (PTB). Ela informou que o processo administrativo instaurado pela ANTT sobre os atrasos na Transnordestina fará uma nova avaliação em janeiro. Caso os retardamentos continuem, será avaliada a possibilidade de anular a concessão.

Salgueiro no epicentro

O município de Salgueiro é um dos principais interessados na conclusão da obra. Sua localização fica exatamente na encruzilhada dos trilhos em direção aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Por conta dessa posição estratégica, o Governo de Pernambuco chegou a anunciar a construção de um porto seco em solo salgueirense, que inclusive contaria com um aeroporto. Contudo, a não finalização da Transnordestina inviabilizou o plano.     

Da redação do Blog Alvinho Patriota