Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Relator amplia acesso à regra de transição da reforma da Previdência e reduz pedágio

inssO relator da reforma na Previdência Social, deputado Arthur Maia (PPS-BA), anunciou nesta terça-feira (11), ao final de uma reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, que irá haver mudanças na chamada regra de transição prevista na proposta do governo.

O texto original previa que apenas homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos teriam acesso à regra de transição – que, na prática, permite a aposentadoria antes dos 65 anos.

De acordo com Arthur Maia, agora qualquer trabalhador, de qualquer idade, vai poder optar por entrar na regra de transição. Esse trabalhador vai poder se aposentar mais cedo, mas receberá um benefício menor do que aqueles que contribuírem até a idade mínima de 65 anos.

O relator informou ainda que serão fixadas idades mínimas, abaixo de 65 anos, para a aposentadoria daqueles que optarem pela regra de transição. Essa idade mínima será diferente para homens e mulheres.

Ele deu, como exemplo, que essa idade mínima, na regra de transição, poderia ser de 53 anos para mulheres e de 57 anos para homens.

Fonte: G1