Recife recebe exposição fotográfica e mostra audiovisual do projeto “O Sertão Vai Virar Mar”

No próximo dia 22 acontecerá no Espaço SinsPire Cultural, em Recife, a exposição fotográfica e mostra audiovisual do projeto “O Sertão Vai Virar Mar”, que objetiva divulgar Pernambuco, do Sertão ao Litoral, exibindo personagens, diversidade étnica, religiosa, cultural, de cidadania e socioambiental. A produção audiovisual e as fotografias foram registradas ao longo de 10 mil km percorridos no curso das águas do Rio São Francisco.

A curadora e idealizadora do projeto, Patrícia Patriota, diz que realizou um sonho de infância ao desenvolver a iniciativa. “O meu principal objetivo foi o de trazer mais do que imagens e sim registros do legado dessa rica terra e a sua brava gente. Todo o trabalho tem como diferencial o uso de um aparelho celular, tanto nas mais de 10.000 fotografias, quanto no filme documentário, como um desafio a essa tecnologia que estimula um movimento disruptivo”, explicita.

O projeto contou com a participação da sustentabilista Patrícia Xavier, que fez um acompanhamento das ações do roteiro com atenção voltada para as questões ambientais e interação com os personagens envolvidos. Ela também produziu o “making of”. O curta-metragem ainda teve participação de Paola Veiga e Rodrigo Peres, além do cantor e compositor Kinho Callou, que produziu a música tema do projeto.

Da redação do Blog Alvinho Patriota