Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Quase 70% dos deputados querem tornar corrupção crime hediondo

Uma folgada maioria dos novos deputados que assumem a Câmara a partir deste domingo (1º) diz que apoiaria uma proposta para tornar a corrupção crime hediondo, o que equipararia a prática a delitos como estupro o latrocínio (roubo seguido de morte), segundo levantamento do G1 (clique na imagem ao lado para ver página especial). Dos 513 novos deputados, 358 (69,7%) se dizem favoráveis à mudança, 50 (9,7%) são contrários, e 105 (20,4%) não quiseram se manifestar ou não responderam aos pedidos de entrevista.

Entre o último dia 15 e esta sexta-feira (30), oG1 aplicou aos deputados um questionário sobre 12 temas que deverão constar da pauta de debates legislativos deste ano. Parte dos deputados respondeu pessoalmente ou por telefone e outra parte, por e-mail ou por intermédio das assessorias. Todos foram informados de que a divulgação das respostas não seria feita de forma individualizada. No total, 421 deputados responderam ao questionário (82%); 44 se recusaram a responder (8,5%); e 48 não se manifestaram sobre os pedidos de entrevista (9,3%).

Propostas de combate à corrupção sempre voltam à discussão no Congresso em meio a escândalos, mas permanecem há anos sem desfecho entre os parlamentares. Um balanço feito pela Câmara dos Deputados no ano passado mostrou que tramitavam na Casa 141 projetos sobre o assunto, dos quais 20 há mais de 10 anos.

Fonte: G1