Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PSOL pede para Fachin rever decisão e abrir investigação sobre Temer

micheltemer1546O PSOL pediu nesta quarta-feira (12) ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), para abrir investigação sobre o presidente Michel Temer a partir da delação da Odebrecht. O ministro arquivou um caso envolvendo o peemedebista a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em depoimentos, ex-executivos disseram que Temer teria participado de reunião para tratar do pagamento de propina, pela Odebrecht, em troca de favorecimento em licitação da Petrobras para recuperação e certificação ambiental e de segurança de seus ativos em 9 países.

A reunião teria ocorrido no dia 15 de julho de 2010, com a presença dos ex-deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ambos investigados na Lava Jato. Segundo os delatores, a ex-presidente Dilma Rousseff e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster também teriam tomado conhecimento das tratativas.

Na análise dos relatos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reconheceu a existência de “indícios robustos” de pagamento de propina e lavagem de dinheiro no caso, mas dirigida ao senador Humberto Costa (PT-PE), que teria recebido R$ 591.999 para sua campanha ao Senado em 2010, em razão do acerto entre Odebrecht e Petrobras.

Fonte: G1