Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Protetores de animais pedem implantação de Centro de Controle de Zoonoses em Salgueiro

DSC_0124 DSC_0126 DSC_0130 DSC_0141

Cidadãos que já agiam individualmente na ajuda aos animais em situação de rua resolveram se unir e criar um grupo de proteção e cuidados para cachorros, gatos, jumentos e cavalos. Com nome ainda indefinido, o grupo está se reunindo virtualmente através do Facebook e WhatsApp, espelhando-se nas ONGs Animal Feliz e Clube dos Vira Latas, de Serra Talhada e Petrolina, respectivamente.

Representantes do grupo se reuniram no último sábado (21) com representantes do poder público, para cobrar iniciativas de assistência e controle dos animas de rua. Nesse primeiro momento, os protetores dos animais querem a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses, a exemplo do que existe em Serra Talhada.

Segundo informações de membros do grupo, Salgueiro possui atualmente cerca de 10 mil animais nas ruas, acarretando riscos para a saúde pública e acidentes de trânsito. A principal finalidade do Centro de Zoonoses seria a castração e consequente controle desse número de animais.

Representando a prefeitura, Marcelo Sá pediu dos integrantes do grupo a elaboração de um projeto viável e sustentável para a implantação do equipamento. Ele disse que implantar o Centro de Zoonoses é fácil, mas é difícil mantê-lo com todos os custos. Parte dos membros discordou e citaram as iniciativas de Serra Talhada e Petrolina.

O encontro aconteceu no CVT e também contou com a participação de secretários municipais, um representante do 8° BPM e membros das ONGs Animal Feliz e Clube dos Vira Latas. A prefeitura prometeu iniciar um projeto de castração dos animais em julho. Na ocasião foi formada uma comissão com três representantes do poder público e três representantes do grupo, para se reunir periodicamente e definir as ações mais urgentes. 

Da redação do Blog Alvinho Patriota

2 comentários sobre “Protetores de animais pedem implantação de Centro de Controle de Zoonoses em Salgueiro

  1. Alvinho Patriota

    Parabenizo a iniciativa desses jovens diante do cruciante problema. Colocamos à disposição para quaisquer divulgações, a Rádio Vida e este Blog.

    Aproveito a oportunidade para lembrar que nas proximidades de uma Loja de Automóveis na BR 232, onde se colocam postes, existem cerca de 20 cachorros soltos, atacando quem por ali passa.

    Pelo que fomos informados, estão jogando naquela área – terreno em frente ao Batalhão – restos de animais abatidos, contribuindo para juntar os cães, urubus, etc, além da fedentina horrível e risco à saúde pública.