Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto “Passeando pela História” mostra trajetória do cangaço para estudantes de Serra Talhada

Estudantes de escolas públicas de Serra Talhada poderão conhecer a partir dessa quarta-feira, 9, as histórias do cangaço e ver lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando. Isso será possível através do projeto “Passeando pela História”, da Fundação Cabras de Lampião, que consiste em visitas guiadas a vários pontos que fizeram parte da trajetória do cangaço, como a Praça Agamenon Magalhães, que originou o município e ainda mantém imóveis construídos nos séculos XVIII e XIX. Na rota também está a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, erguida no século XVIII por escravos.

Outro importante ponto no trajeto é a Casa da Cultura, que conta com um grande acervo da história de Serra Talhada, desde a antiga Villa Bella até os dias atuais, como também componentes religiosos e informações sobre as tradicionais famílias que chegaram à região nos primórdios da colonização. Ainda há biografias de artistas, padres, prefeitos e um grande acervo em fotos da cidade das décadas de 1940, 1950 e 1960. O último local a ser visitado é o Museu do Cangaço, localizado na antiga Estação Ferroviária.

Amanhã o projeto atende alunos da Escola Municipal Pereira Neto. Outras seis escolas da zona urbana serão contempladas neste primeiro semestre. No segundo semestre, mais seis escolas serão beneficiadas. Segundo a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria, os alunos e professores terão oportunidade de conhecer a história de seu povo e de seu lugar. “Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detém total conhecimento dos fatos”, destaca.

A iniciativa recebeu incentivo cultural do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Serra Talhada e o Governo de Pernambuco, além de parceria com a Prefeitura de Serra Talhada, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Cultural de Serra Talhada.

Da redação do Blog Alvinho Patriota