Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto de Gonzaga Patriota obriga fornecimento de “botão do pânico” para mulheres em situação de risco

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo. A cada 100 mil mulheres, 4,8 são assassinadas. Em 2017 foram computados 4.473 homicídios dolosos de mulheres. Para reduzir esses números, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou o Projeto de Lei n° 6.895, que obriga o fornecimento do “botão do pânico” para mulheres em situação de risco.

O texto preconiza que o poder público deverá oferecer às mulheres em situação de violência doméstica e familiar o equipamento eletrônico de gravação e localização conhecido como “botão do pânico”. Dessa forma, deve ser assegurada a aplicação das medidas protetivas previstas na legislação.

Através de uma conexão com aparelho celular (smartphone), o equipamento deverá gravar a conversa num raio de cinco metros, enviar a localização da vítima às forças policiais por GPS e fornecer o histórico da vítima. Poderão ser beneficiadas mulheres acima de 18 anos, que tenham obtido medida protetiva na Justiça.

“Será possível trabalharmos na prevenção e na antecipação dos crimes, em vez de tentarmos remediar apenas as consequências e agirmos apenas depois de consumado o delito. O aparelho também ajudará muitíssimo o Estado a ter um levantamento e uma caracterização da violência contra a mulher, possibilitando que sejam levantados dados e estatísticas confiáveis”, argumenta Gonzaga.

Da redação do Blog Alvinho Patriota