Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto da Escola Maria Bernadete é destaque na 3ª Feira Brasileira de Iniciação Científica

O projeto “Sustentabilidade na Caatinga, a Cultura do Vaqueiro no Sertão Pernambucano”, desenvolvido na Escola Maria Bernadete Marins de Brito, em Salgueiro, foi um dos destaques da 3ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (III FEBIC). O evento ocorreu de 17 a 21 de setembro em Jaraguá do Sul-Santa Catarina. As estudantes salgueirenses Amanda Danielly Barros Pereira e Lavínia de Barros Barboza, que produziram o trabalho com orientação do professor Cícero Alcione, estiveram presentes na feira.

Devido ao fascínio que o estande da Escola Maria Bernadete provocou em todo o público durante a feira, o Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC) credenciou o projeto para participar do Foro de Ciencias y Civilización, que vai ser realizado na Argentina em 2019. O orientador Cícero comemora a proeza. “Foi muito importante mostrar a cultura, mostrar a Caatinga e que o Sertão tem muito a oferecer, principalmente na área da cultura”, disse em entrevista ao Blog Alvinho Patriota.

Educador da disciplina de Geografia, Cícero destacou que a comitiva da Maria Bernadete foi a única representante de Pernambuco, depois conquistar o espaço na feira nacional por ter sido destaque em 2017 na Exposição Ciência Jovem, em Recife, com o mesmo projeto. Ele informou que a atividade foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF) e acabou ganhando notoriedade. O professor e as estudantes tiveram apoio do Governo do Estado para viajar e agora anseiam que também recebam auxílio para a viagem internacional.

Da redação do Blog Alvinho Patriota