Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Projeto Carcará tem como objetivo levar uma imagem positiva de Salgueiro para o mundo, ressalta José Guilherme

Visivelmente emocionado, o presidente do Salgueiro, José Guilherme, disse ontem em entrevista coletiva para falar sobre os problemas financeiros do time, que o “Projeto Carcará” foi fundamentado na ideia de limpar a imagem do município, antes conhecido como ‘poligono da maconha’ e ‘terra de mafiosos’. Em 2005, lembrou, um grupo de empresários e políticos estava pensando em alguma ideia de promover Salgueiro de forma positiva e fundaram o time profissional do Salgueiro.

“Tiveram ideia de contratar uma empresa de marketing. Vamos fazer um marketing para mudar a imagem de Salgueiro. Uma campanha de marketing é caríssima. Os empresários que contratam empresa de marketing para divulgar seus produtos sabem que um minuto de televisão é caro, um minuto de rádio é caro. Um profissional para planejar o marketing é caro. E você poderia fazer uma campanha de marketing brilhante para elevar o nome de nossa cidade, mas se no meio dessa campanha ocorre algo negativo, tudo que foi gasto seria perdido”, destacou.

“Foi quando o empresário Clebel Cordeiro teve a ideia de fundar um time de futebol, o Salgueiro. Muitos empresários, muitas pessoas que estavam no dia da reunião disseram: ‘Tá vendo que o Sport não vem jogar em Salgueiro. Tá vendo que o Santa Cruz não vem jogar em Salgueiro. Tá vendo que o Náutico não vem jogar em Salgueiro’. Essa era a imagem de Salgueiro. Os próprios empresários não acreditavam que o Sport vinha jogar em Salgueiro, imagina um Flamengo”, relembrou, mencionando a vinda do rubro-negro para a cidade em 2015, pela Copa do Brasil.

Além de Clebel, Zé Guilherme citou outras pessoas que tiveram papel importante na fundação do time, como a prefeita da época, Creuza Pereira, o vice-prefeito na época e atual prefeito, Marcones Sá, o empresário Eduardo Rocha, Marcos Fluvia, Alemão (primeiro técnico do time) e tantos outros que contribuíram, como ele próprio, que começou no time como motorista voluntário do ônibus que levava a equipe para as competições.

O time foi criado, cresceu e conseguiu muitas conquistas. Atualmente soma um título da Copa Pernambuco (2005), uma Copa da Integração (2005), campeão pernambucano Série A2 (2007), oito Títulos de Campeão Pernambucano do Interior, um Troféu Miguel Arraes (2014), duas vezes vice-campeão do Campeonato Pernambucano (2015 e 2017) e um título de campeão pernambucano em 2020.

Da redação do Blog Alvinho Patriota