Vida FM Salgueiro FM

Projeto Água Viva é vetado pelo prefeito

acude-novo-07

Açude Novo

O projeto de lei de autoria do vereador, Alvinho Patriota (PV), batizado de “Programa Água Viva”, que propunha a revitalização de todos os açudes e mananciais de Salgueiro, foi vetado pelo prefeito do município, após ter sido aprovado na Câmara de Vereadores da cidade. Os vereadores tinham poder de derrubar o veto, mas nas últimas reuniões plenárias os parlamentares da base aliada resolveram mudar o voto a favor do veto do gestor municipal.

A alegação para não consentimento do projeto foram muitas, entre elas o fato de no inciso III do artigo 3° conter a frase “plantação de árvores”, quando, segundo o prefeito, o correto seria “revitalização da mata ciliar”. Projeto foi divulgado assiduamente neste blog e na emissora de rádio Vida FM, recebendo total apoio que grande fatia da população, que até hoje posta comentários a favor do programa. “muito bom esse projeto, melhor seria, se o mesmo fosse implantado também na zona rural de salgueiro pra que os nossos agricultores e agricultoras também fossem beneficiados”, comentou uma internauta identificada como Diana.

Já a leitora Giliane, achou o projeto excelente e deu algumas sugestões. “Excelente projeto, e já que ultimamente o assunto mais discutido é a respiração do planeta, nada mais justo! Concordo com tudo que os outros blogueiros já disseram, quero acrescentar apenas que acho uma boa idéia que além de fruteiras sejam plantadas árvores nativas e entre elas algumas flores como os ipês (amarelos, brancos e roxos) que quando não estão ‘lorados estão folhados’, fazem um bem danado a visão”, destacou.

Entre os principais pontos do projeto estão a execução de projetos ambientais por entidades ou grupos de pessoas com assistência do poder público, coleta seletiva de resíduos nas bacias e margens dos mananciais, plantação de árvores, implantação de equipamentos de lazer e povoação dos açudes do município com peixes e outras espécies aquáticas. Pelo projeto o poder público também poderia fechar convênios para execução das ações, dentro dos trâmites legais.

Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes

7 comentários sobre “Projeto Água Viva é vetado pelo prefeito

  1. Reginaldo Cavalhor

    Alvinho o senhor está bom de para de ser bonzinho, e sair de cima do muro, pois o senhor Prefeito faz o quer ele bem entende com vossa excelência e o senhor nada faz. A respeito ao veto, ele não quer nada quer diz respeito ao senhor, nos projeto dele, e com respeito ao boxe do pessoal do mercado publico, que vossa excelência fez a emenda e o projeto foi mando pra sancionar sem a emenda, pois esta na hora de acorda, que foi o Prefeito mesmo quer mandou a senhora vereadora Mana esquecer-se de mandar a emenda. Abra os olhos.

  2. machado freire

    Sou daquelas pessoas ditas calejadas no tempo e pelo tempo.Não me decepciono mais com fatos e casos semelhantes e assemelhados a este que ocorre na política de Salgueiro. Entendo eu que as necessidades da população estão acima de qualquer problema envolvendo este ou aquele poder; esta ou aquela pessoa.
    Seria admirável e digno de louvor e muitos aplausos se houvesse um entendimeque pelo qual a matéria original fosse “enmendada”, “melhorada” ou até mesmo “piorada”, mas que o projeto se traformasse em realizade e a população pudesse se beneficiar de equipamentos que o mundo clama: sustentabilidade ecológica.
    Quem me acompanha nas viagens (muitas) que faço entre o Recife e Salgueiro (e vice-versa), escuta constantemente a minha observação quendo passo por um barreiro ou qualquer aguada em desuso: “quanta água, pra nada ” !

  3. Evandro

    Enquanto reinar a velha política em Salgueiro a população sofrerá sempre.Se engana em pensar que esse grupo quer beneficiar atodos, só enxergam o que quererm e beneficiam quem quer, não adianda apresentar propostas, projetos, daqui a pouco vai aparecer um aliado com a mesma proposta e vão aceitar, como sempre foi.E o povo aceita como sempre.

  4. Elaine medeiros

    A santa “burrocracia” que impera em nosso país não poderia deixar de ser diferente em nossa cidade , principalmente quando se trata de beneficio a população ou algum necessitado carente do tramite.Não compreendo como um projeto que visa o melhor para todos, enfrenta dificuldade por conter apenas palavras que em nada modificam
    o “frigir dos ovos.”Quero acreditar não ser uma briga de gato e rato,onde um edil possivel candidato a prefeito possa causar um desconforto na atual administração que alem de vexatória nada produziu alem de obras estaduais e federais.Há muito que nossos mananciais ja deveriam estar despoluídos, nossas ruas mais arborizadas, mais sombras , mais tranquilidade para o transeunte descansar, se refrescar do sol escaldante.Não é preciso um gasto exorbitante, para aumentar a area verde,é preciso ter uma visão mais bucolica.Não acreditaria se a camara de vereadores com edis eleitos legitimamente pelo povo, tivesse uma visão impar de não embelezar e trazer mais saúde para todos.O projeto é bonito e uma vez concluido trará, meritos ao seu criador, ja dizia o sábio “arvore frondosa é vitima de pedras”Parabéns ao que votaram a favor.Parabéns ao autor do projeto, e concluindo estou torcendo para que nosso mandatario municipal, tenha olhos voltados para o verde,e menos para festas de rua , onde o mesmo apareçe a todas sempre travestido a carater,e apenas ali, junto aos desejos do povo.

  5. arnaldo luciano de alencar

    Nobre vereador,na verdade o que o sr.prefeito quer é apresentar o projeto(o seu),como sendo projeto do poder executivo e isso já virou rotina na camara de salgueiro,e mais uma vez o executivo vai se sair como vitorioso.Isso não é nada bom para o poder legislativo,pois perde a autonomia e os vereadores o poder de legislar.