Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Produção industrial cai 0,9% em fevereiro com perda em todas as categorias

A produção industrial brasileira caiu 0,9 por cento em fevereiro na comparação com o mês anterior, menos do que o esperado mas anulando o ganho registrado em janeiro e com perda generalizada entre as categorias, em um resultado que destaca a trajetória negativa que o setor deve apresentar ao longo deste ano.

Na comparação com um ano antes, a produção despencou 9,1 por cento em fevereiro, 12º resultado negativo nesse tipo de comparação e pior leitura desde julho de 2009 (-10 por cento), informou o Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

Para completar o quadro de fraqueza no início de 2015, o IBGE revisou fortemente para baixo o resultado mensal de janeiro para uma alta de apenas 0,3 por cento, ante os 2,0 por cento divulgados anteriormente. Segundo o IBGE esse ajuste ocorreu por motivos sazonais relacionados ao Carnaval deste ano e do ano passado. Quando os dados de março forem fechados pode ocorrer nova revisão sobre os números.

“O resultado de fevereiro mostra que o ensaio feito pela indústria em janeiro não se confirmou. Para onde se olha , há uma abundância de dados negativos que compravam a menor intensidade do setor industrial”, disse à Reuters o economista do IBGE André Macedo.

Com isso, a produção industrial brasileira acumula nos dois primeiros meses do ano queda de 7,1 por cento, pior resultado para um primeiro bimestre desde 2009 (-16,8 por cento), pico da crise mundial. Agora, a produção industrial está 10 por cento abaixo do pico de produção alcançado em junho de 2013.

Fonte: Reuters