Vida FM Salgueiro FM

Primeira parte da Adutora do Agreste deve ficar pronta em março

A primeira parte das obras de construção da Adutora do Agreste vai ser concluída em março, cinco anos após o início, beneficiando 23 municípios em Pernambuco. As localidades serão as primeiras no Estado a receber a água da Transposição do Rio São Francisco, um ano depois que o projeto fez a água chegar ao Cariri da Paraíba. Em março de 2017 foi inaugurado o canal do Eixo Leste que capta água em Floresta e leva até o açude de Boqueirão, na Paraíba.

Em passagem por Pernambuco no início deste mês, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, informou que a primeira etapa da adutora seria entregue no dia 8 de março. Ele destacou que essas obras complementares permitirão que a água do São Francisco adentre ainda mais nos estados e chegue a mais nordestinos.

Os recursos hídricos do Velho Chico chegarão à Adutora do Agreste via Adutora do Moxotó, construída pelo Governo de Pernambuco dentro da Adutora do Agreste com recursos federais. Os canos percorrem cerca de 70 km, indo de Sertânia até Pesqueira/Arcoverde. Atualmente estão em funcionamento 11 km da Adutora do Agreste, mas a água não é proveniente do Rio São Francisco.

Da redação do Blog Alvinho Patriota