Presidentes das ONGs Provida e Vida pedem apoio de Gonzaga Patriota contra usinas nucleares

Os presidentes das ONGs Provida (Inajá), padre Luciano Aguiar, e Vida (Salgueiro), Alvinho Patriota, encaminharam ofício ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) nesse fim de semana, pedindo engajamento do parlamentar na luta contra a instalação de novas usinas nucleares no Brasil. A solicitação considera estudos que existem há anos sobre a construção de uma usina desse tipo em Itacuruba, distante 133 km de Salgueiro.

No texto, Alvinho e Luciano ressaltam que embora a Constituição de Pernambuco proíba, em seu artigo 216, a instalação de usinas nucleares no Estado enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia elétrica por outras fontes, é importante que a vedação seja expandida para todo o território nacional.

“É fundamental que essa vedação possa ser inserida na Constituição Federal para todo território brasileiro, pelo que pedimos ao Ilustre Deputado seu engajamento no sentido de propor uma PEC ou se engajar em idêntica proposição, caso já exista em trâmite no Congresso Nacional”, solicitaram.

Da redação do Blog Alvinho Patriota