Plantão Covif-19: Lista dos serviços essenciais conforme Decreto Presidencial

Prefeitura e IF Sertão-PE desenvolvem projeto para reaproveitar água em irrigação na zona rural

A Prefeitura de Petrolina e o IF Sertão-PE colocarão em prática este mês um projeto de reaproveitamento da água descartada após a lavagem de pratos, roupas, verduras e legumes, banho ou escovar os dentes, por exemplo, na irrigação de palmas, hortaliças e flores. Os moradores da comunidade Atalho, na zona rural, serão os primeiros beneficiados.

Idealizado há mais de dois anos pelo professor doutor José Sebastião Costa, o projeto foi experimentado numa propriedade rural no Assentamento Terras da Liberdade. Propõe o reuso da água para irrigação, através de um sistema simplificado de tratamento para comunidades rurais. O objetivo é ajudar comunidades que sofrem com a estiagem.

“Com a construção da caixa de gordura, etapa de tratamento físico, fazemos a retirada da gordura e do sabão que ficam em suspensão e que seriam degradantes do solo. Uma vez que isso aconteça a água pode ser realmente reaproveitada. A parceria com a prefeitura tem dado muito resultado desde o ano passado com a unidade de experimento”, assinala o professor.

Ontem, 16, equipes da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA) e do Campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE começaram a implantação de uma unidade demonstrativa do projeto na Escola Municipal Olavo Bilac. Um levantamento realizado na unidade constatou que, após as atividades na cantina, cerca de 700 a mil litros de água são descartados no solo.  

Da redação do Blog Alvinho Patriota