Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeitura de Salgueiro divulga nota de esclarecimento sobre remoção de famílias do Novo Horizonte

nota

Depois de mais de 24 horas do cumprimento de um mandado de reintegração da posse, ocorrido na manhã de quarta-feira (22) no conjunto habitacional (CEHAB), no Loteamento Novo Horizonte, em Salgueiro, a prefeitura divulgou nesta sexta-feira (24) uma nota de esclarecimento sobre o fato. Na ocasião foram removidas 28 famílias, atendendo uma ação judicial movida no ano passado. A prefeitura afirma que alugou casas para as famílias que não tinham para onde ir. Veja a nota na íntegra:

NOTA

A Prefeitura Municipal de Salgueiro, por bem da verdade pública em torno do processo de Reintegração de Posse do Loteamento Novo Horizonte, vem informar a todos os seus munícipes que os fatos ocorridos na manhã da última quarta feira (22 do corrente), envolvendo a remoção de 28 famílias das unidades residenciais construídas no referido loteamento, são parte de uma medida judicial que atende a uma ação requerida por esta prefeitura no mês de novembro de 2016.

A Secretaria de Desenvolvimento Social deste município, empenhada no ofício de oferecer assistência aos familiares atingidos pela ação, informa que o Loteamento Novo Horizonte foi construído através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o qual assegura o direito moradia própria para famílias carentes do país.

No caso do loteamento Novo Horizonte, desenvolvido em área urbana da cidade de Salgueiro, convém esclarecer que, antes que as obras do projeto fossem concluídas, algumas unidades residenciais foram invadidas por familiares em condições de risco social, frustrando o sonho dos verdadeiros proprietários que haviam sido contemplados para a posse dos imóveis.

Diante daquela apropriação, a Prefeitura Municipal de Salgueiro, por iniciativa da última gestão, requereu ao Poder Judiciário a reintegração de posse das unidades residenciais. As famílias instaladas naquelas casas, portanto, receberam a notificação judicial no mês de janeiro do corrente ano, com prazo estabelecido para desocupação até o final do mesmo mês, o que não foi cumprido pela maior parte dos ocupantes.

No dia 02 de janeiro último, tão logo assumiu o comando da prefeitura local, o atual gestor deste município tomou conhecimento da notificação e, de imediato, se reuniu com representantes daquelas famílias, em seu próprio gabinete, para esclarecer os fatos envolvendo aspectos da reintegração de posse, quando foi acordado que haveria a desocupação dentro do prazo estabelecido pela Justiça.

Naquela oportunidade, a atual gestão esclareceu às famílias, e agora reitera para toda a sociedade, que a Prefeitura Municipal fez apenas a doação do terreno para o loteamento, mas trata-se de um programa do governo estadual em parceria com o BIC Banco. Por outro lado, a gestão anterior protocolou, junto à Justiça, o pedido de reintegração de posse no mês de novembro do ano que se passou.

Finalmente, em relação à presença da polícia no local para a remoção das famílias, a Prefeitura Municipal de Salgueiro informa que colocou, em caráter de assistência na referida data, a sua equipe de assistência social para fazer o atendimento humanizado das famílias, disponibilizando profissionais em psicologia, assistência social e enfermagem, além de auxílio estrutural para eventuais providências de deslocamento.

As Secretarias de Serviços Públicos e de Desenvolvimento Social solicitaram, junto à pasta de Cultura e Esportes do município, a disponibilização de salas no Ginásio Poliesportivo para acomodação temporária das famílias remanejadas das casas – incluindo o fornecimento de alimentação, banheiros, água e demais provimentos, ao tempo em que operava com outras diligências para a locação de aluguéis sociais.

Por volta das 20h do dia 23 de março, no dia seguinte à ação de reintegração do Loteamento Novo Horizonte, todas as famílias já estavam atendidas e devidamente realocadas, inclusive aquelas que estiveram alojadas no Ginásio Poliesportivo do município.

A Prefeitura Municipal agradece a compreensão de todos pelo movimento ordeiro e pacífico, reafirmando o seu compromisso com a assistência social integral e o respeito à verdade, à Justiça e à propriedade legítima dos cidadãos e cidadãs salgueirenses.

Assessoria da Prefeitura de Salgueiro

5 comentários sobre “Prefeitura de Salgueiro divulga nota de esclarecimento sobre remoção de famílias do Novo Horizonte

  1. Adalberto Farias

    O que está acontecendo em Salgueiro é o mesmo em vários municípios,coloca-se um Secretário achando set ele preparado para tal função, aí se nota que ele não serve e o Prefeito vai ter que fazer mudanças na equipe e logo e só com 90 dias de gestão, mais é assim mesmo, melhor trocar logo ou terminar desgastando o governo no começo dá gestão, aqui em Salgueiro se for trocar séria bom começar pela Educação pois a merenda e o transporte escolar estão muito ruins e aproveita e faz uma limpa nós que não trabalha, começando por Neto, filho do Prefeito.

  2. Caio M. S. Nobre

    Interessantíssima essa rivalidade no zoológico eleitoral de Salgueiro e lamentável a falta de consciência política desse povo, é bastante observar os comentários e logo se nota que não importa há população se o poder público está cumprindo seus deveres, ninguém avalia por exemplo o funcionamento dos serviços públicos e sua qualidade. O que mais incomoda os munícipes é quem se beneficia ou deixa de se beneficiar da máquina pública e não é de hoje, isso se arrasta há vários anos, tem sempre um grupo que está no poder e outro querendo está no mesmo lugar, lamentavelmente ninguém está interessado em melhorias para o município, basta olhar pros ex aliados da administração anterior, será que estavam insatisfeitos com esta? ou preocupados em oferecer algo melhor pro município talvez ver onde estão “no poder” responda isso, aí agente vê os simpatizantes da atual administração insinuando fraudes na administração passada, falando em auditorias etc… se utilizando de boatos do século passado usado também pelo grupo da administração passada quando chegou ao poder, enquanto isso muitos buracos nos bairros da periferia, muitas ruas as escuras, todos os equipamentos de cultura do município parados, a estação as escuras, a UPA 24hs até agora sem funcionar, vários animais circulando pelas ruas e avenidas da cidade as obras do IML paradas desde a administração anterior, coleta de lixo ainda irregular, as obras inacabadas pelo governo passado ainda paradas, por fim fechou o posto de saúde da bomba. quando a irregularidades na administração anterior, façam mil favores, tínhamos uma câmara de maioria não simpatizante do ex-prefeito, que tinha a função de fiscalizar e aprovar suas contas, além de outros mecanismos como tribunal de contas ministério público etc… onde estavam afinal, por acaso tão querendo insinuar o que? acho sinceramente que tá na hora de mostrar trabalho, afinal, pra quem prometeu fazer em 4 anos o que não foi feito em 16, as coisas estão indo na contramão do trabalho, a propósito, onde está a fábrica de painéis solares que se instalaria em 15 dias em Salgueiro e foi amplamente divulgado pelo atual prefeito ainda na condição de pré-candidato.

  3. Roberto de Souza silva

    Isso se chama falta de caráter, egoísmo, inconformismo por ter perdido o comando da s tetas da prefeitura.

  4. Maria José de Siqueira

    O mais interessante em tudo isso, é que foi a Secretaria de Desenvolvimento Social que pediu a reintegração de posse das casas invadidas e você sabem quem era a Secretária no ano passado? Era tão somente Regina irmã dá Vereadora Eliane Alves que era a Secretária e colocou a irmã no seu lugar para ficar mandando do mesmo jeito quando saiu para ser candidata a Vereadora querem mais ou isso basta esse pessoal não dar muro em ponta de faca,faz as coisas e coloca o defeito nos outros.