Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Prefeito de Salgueiro diz em audiência pública que pretende ratear precatórios do Fundef com professores

Professores e demais servidores da educação de Salgueiro participaram de uma audiência pública no último sábado, 28, no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres, para discutir a destinação dos precatórios do Fundef. O encontro contou com a presença do prefeito, Clebel Cordeiro; a secretária municipal de Educação, Karla Barros; o deputado federal Fernando Rodolfo, o presidente da Câmara de Vereadores, George Arraes, e outros vereadores.

Em sua fala, Clebel defendeu a destinação de 60% dos recursos para os professores. “[Quero] dizer a vocês que o dinheiro não é de Clebel Cordeiro, o dinheiro não é do município, 60% faz parte de vocês. Eu entendo isso, disse isso a João Marcelo, disse a Edvânia, disse a Arnaldo e a outros professores”, afirmou.

O prefeito acrescentou que organizou a audiência pública para deixar claro que o dinheiro não pertence à prefeitura. Ainda revelou que encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores, garantindo a divisão da verba com os servidores, porém, ponderou que é preciso respaldo da Justiça Federal. “Precisa do endosso de um juiz federal para poder fazer o pagamento”, explicou.

Salgueiro recebeu R$ 14 milhões de precatórios do Fundef em maio. Dois meses depois, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertou que os recursos não podem ser usados para o pagamento de servidores. O órgão orientou a aplicação do dinheiro em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.

Da redação do Blog Alvinho Patriota