Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista XVIII

Justiça Eleitoral

Salgueiro acaba de ganhar um excelente espaço para a 75ª Zona Eleitoral em Pernambuco, a qual até então funcionava em simples condições num espaço cedido pelo Forum Estadual.

O novo Forum do TRE, a partir de agora vai dar condições dignas de trabalho aos servidores e usuários, colocando Salgueiro na vanguarda do desenvolvimento de uma grande cidade, na linha da Justiça, pilar de sustentação da democracia.

Quero parabenizar o Judiciário Federal que em Salgueiro já construiu três edifícios: TRT – Justiça do Trabalho (BR 232, zona oeste); TRF – Justiça Federal (BR 116, zona sul) e agora TRE – Justiça Eleitoral (centro da cidade).

O mesmo não podemos ainda dizer, em relação à Justiça Estadual, cujas instalações deixam a desejar, com funcionamento em condições até desumanas para os magistrados, servidores, advogados, promotores e usuários. São milhares de processos que se perpetuam nas estantes, muitos sem impulsos, devido à falta de varas especializadas, de juízes e promotores, causando um verdadeiro desestímulo das pessoas a procurarem a Justiça para defender os seus direitos, e desgastes aos advogados que militam na área.

Os magistrados que atuam no interior, especialmente em Salgueiro, não são considerados gente, mas, verdadeiras máquinas humanas porque têm de se desdobrarem em mil, para atender a tão volumosa carga de trabalho em condições precárias, como dito.

Assim como vem acontecendo em outros setores, enquanto representante do povo, tenho cobrado: Corpo de Bombeiros, PROCON, Centro de Hemodiálises, etc., ou seja, quando se consolida um pleito, partimos para outro, não sendo diferente desta vez, pois ainda temos muitas carências, a exemplo de sede para o INSS, Ministério do Trabalho, e o próprio Município que tem vários imóveis locados, representando uma pesada carga de alugueres, cujos valores poderiam ser aplicados noutras necessidades.

Portanto, vamos propor que o Forum Estadual não seja construído na BR 232, zona leste, como está sendo previsto, mas, sim, em terreno vizinho ao ora inaugurado prédio do TRE, podendo ser verticalizada a construção, inclusive com a utilização do atual local que também fica na mesma calçada, existindo apenas o prédio do IPSEP no meio.

Aliás, ali também já está instalado, em sede própria, o Ministério Público Estadual, não sendo plausível, pois, que as pessoas (principalmente advogados) tenham que se desdobrarem em correria para trabalhar, às vezes em horários coincidentes, na zona norte, sul, leste, oeste e centro da cidade…

Por Alvinho Patriota