Ponto de Vista: Proposta de economia nacional

Amigas e amigos:

Teremos no próximo domingo, 15 de novembro de 2020 mais uma eleição quando serão eleitos no Brasil 5.570 prefeitas(os), 5.570 vice prefeitas(os) e mais de 57 mil vereadoras(es). Em verdade é uma despesa bilionária que poderia ser reduzida.

Em 2015, sugeri uma redução opcional de 30% dos subsídios dos cargos políticos mediante uma PEC – proposta de emenda da constituição (Ponto de Vista: Quota para cargos eletivos sem remuneração). Se a ideia tivesse sido pelo menos posta em prática, talvez hoje a realidade fosse outra, ou pelo menos teria se dado ao povo a oportunidade de discussão do assunto.

Alguém poderá dizer que essa proposta, em se tornando realidade, não funcionaria, vamos ver? Suponhamos que um candidato a determinado cargo com subsídio de 10 mil, fazendo a opção pela nossa proposta, ainda receberia 7 mil reais. Qual melhor, 10, 7 ou nada? Porque o eleitor na hora de votar, com certeza escolheria o candidato que optou pelo menor salário!

O político investido no múnus público, tem o dever de buscar condições de melhoria de vida da população e não fazer do seu mandato um negócio particular.

Por Alvinho Patriota