Vida FM Salgueiro FM

Ponto de Vista – Pernambuco: representação legislativa

Nosso Sertão tem pouca representação na Assembleia Legislativa se considerarmos o seu tamanho, praticamente 1/3 da área territorial do Estado:

PE 98.312km².

Sertão 32.450km².

Dos 49 Deputados Estaduais, apenas sete atualmente são sertanejos. Enquanto cada parlamentar do Agreste, Região Metropolitana e capital possui uma área territorial média de atuação equivalente a 1.568km², os sertanejos respondem individualmente por 4.635km².

Sabemos que o parlamentar representa todo o Estado, no entanto, a atuação de cada um se dá com mais ênfase nas suas bases regionais.

Por isso, a importância da mobilização do povo sertanejo para escolher seus representantes com raízes no Sertão, sem querer, naturalmente, cercear o direito dos demais, mas sempre levando em conta que, cada um, busca o desenvolvimento de sua região.

No que tange a população, o processo se inverte, vejamos:

PE 9.278/ha – Para cada um dos 49 parlamentares, temos 189,347mil habitantes.

Agreste/Mata/Capital 8.239ha – Para cada um dos 42 parlamentares, temos 196,167 habitantes.

Sertão 1.039ha – Para cada um dos 7 parlamentares, temos 148,428mil habitantes.

Por isso, a necessidade da atuação institucional no sentido de carrear para o Sertão investimentos em todos os setores, com ênfase na criação de polos educacionais, para evitar o êxodo da população para os maiores centros, deixando o interior deserto.

Escrito por Alvinho Patriota