Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista III

digitalizado-em-15-10-2009-10-04-1211Desperdício/agressão meio ambiente

Por todo país vemos depósitos de veículos (caminhões, automóveis, motocicletas, barcos, aeronaves e outros bens) expostos ao sol, à chuva, tudo se deteriorando em decorrência da própria ação do tempo, além de proporcionar incentivo a desmanche e porque não dizer, a furtos e outras ações delituosas. Além disso, devemos levar em conta outro grande problema referente a bens não perecíveis, como geladeiras, celulares, televisores, equipamentos de informática, pneus, baterias em geral, etc.

Isso ocorre em todos os lugares, precisando de uma destinação final para esses bens, que, possivelmente, por falta de uma legislação específica, além dos danos já mencionados, o que é pior, causam agressão ao meio ambiente, e considerável desperdício, sem contar com a exploração das fontes naturais em proporções superiores às necessidades, justamente por falta de processo criterioso de reciclagem e reutilização desses bens.

As despesas para os cofres públicos e à própria economia do país são incalculáveis, pois, além do desperdício, como dito, decorrem altas taxas com alugueres, armazenamento, pessoal, energia e outras.

Sabemos que grande parte dos fabricantes não demonstra interesse de que esse problema seja resolvido, pois, quanto mais venderem melhor, porque seus objetivos são os lucros, entretanto, não podemos continuar insensíveis ao problema. 

Há muito tempo venho defendendo alteração da nossa legislação, no sentido de que se ofereçam mecanismos jurídicos de viabilidade legal aos processos de alienação dos bens apreendidos, sem causar prejuízo a terceiros de boa fé. 

É preciso, pois, que se adote uma legislação específica ao problema e seu cumprimento, garantindo maior rentabilidade do patrimônio dos possuidores; à economia do país, aliada ao bem estar da sociedade.

Por Alvinho Patriota