Vida FM Salgueiro FM

Ponto de Vista: Eleições 2018 – Segundo Turno – O que representa meu Voto

Neste segundo turno das Eleições, tenho ouvido muitas pessoas falarem que votarão em branco ou nulo.

Como cidadão, e também como político de longa data, aconselho que não adotem nenhuma dessas opções, pois seria se omitir num momento tão delicado para nosso país, que passa por uma crise de confiança política muito grande. Votem sim, seja em qual candidato for. Se nenhum dos dois o representar totalmente, vote naquele que o representa ainda que parcialmente ou que considere ao menos o “menos pior”.

Muitas pessoas me perguntam: “Alvinho, você vai votar em alguém neste segundo turno?”

Quero dizer que votarei sim.

Meu voto, entretanto, é maior que o candidato em si.

Ele representa a esperança de um continuísmo da Democracia, bem como um repúdio a toda posição que possa representar uma ameaça a esta conquista relativamente recente, uma jovem que ainda carece de amadurecimento.

Por outro lado, também representa a rejeição de toda e qualquer ideia fascista, seja ela manifestada pelo próprio candidato, seja por algumas de suas pessoas mais próximas, muitas vezes repreendidas porque seria má propaganda para suas pretensões eleitorais.

Para quem não sabe, o fascismo possui conceito amplo, mas, em suma, é uma conduta política extremamente autoritária, geralmente hostil às formas modernas de democracia, tendo como algumas de suas piores características o totalitarismo, militarismo, culto à força física, censura, violência contra as minorias etc., muito se aproximando do nazismo.

Jamais votarei em quem ameace a Democracia, mesmo de modo subtendido, instituto tão caro conquistado com sangue, suor e lágrimas em meados da década de 1980, ou venha a impor maneira de governar tão danosa à sociedade, executando sua vontade a todo custo, ainda que se mostre inapropriada, pela força, desrespeitando ou mesmo fechando as instituições consolidadas, como Tribunais e Congresso Nacional, afrontando a separação de poderes.

Mas, enfim, não pretendo, com esta singela opinião mudar o voto de ninguém. Cada pessoa é livre para votar em quem achar que melhor lhe representa. Se for Bolsonaro, vote em Bolsonaro. Se for Haddad, vote em Haddad.

Apenas não vote em branco nem nulo.

Não se omita.

Em quem votarei?

Acredito que lendo nas entrelinhas isto se mostra bem claro.

Se o outro for o vencedor, espero, de todo coração, que faça um excelente governo, o nosso povo não merece menos que isto, evidentemente respeitando o Estado Democrático de Direito, sem extremismos.