Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista 26 – Coação psicológica aos Vereadores

ALVINHO VERDEExistem muitas maneiras de se coagir alguém a fazer ou deixar de fazer algo. Em Salgueiro, toda vez que o atual prefeito quer que seja aprovado um projeto de seu interesse, mesmo que contrarie o município, beneficiando uns poucos, em vez de ir à Câmara explicar as razões de sua proposição, se aproveita de recessos parlamentares e envia as matérias no apagar das luzes dos períodos legislativos, sem constar nem justificar pedido de urgência. Costuma colocar carros de som na rua, ameaçando aquele que votar contra a sua pretensão.

Neste final de ano, mais precisamente há oito dias, foi distribuído às Comissões da Câmara um Projeto de Lei pedindo autorização para contrair um empréstimo junto a Caixa Econômica Federal, destinado à melhoria de infraestrutura de Salgueiro.

Até aí tudo bem, só que o projeto não faz qualquer referência a quais obras serão realizadas, não apresenta nenhum projeto de construção nem planilhas de custos de serviços e materiais. Fizeram circular uma lista de ruas a serem calçadas, sem constar no projeto. Logo, o que não está na lei não está no mundo.

Ademais, o empréstimo de 5.784 milhões, terá juros de 6% ao ano, igual à poupança, além de taxa de administração, taxa de risco e correção monetária, ou seja, um endividamento para nunca mais o povo poder pagar, pois há uma carência de quatro anos – 48 meses, significando dizer que todos os encargos serão acumulados para serem pagos pelos próximos gestores – quem morrer daqui prá lá não paga, mas quem estiver vivo, também não pagará porque não tem condições. Isso porque com esses altos encargos, a dívida quando vencer a primeira parcela – quatro anos após assinatura do contrato, praticamente já representa o dobro do empréstimo.

Ao atual prefeito, que teve oportunidade de investir, especialmente diante da arrecadação recorde de impostos decorrentes grande desenvolvimento que aconteceu nos últimos

anos com as obras da transposição, transnordestina e tantas outras, sem precisar endividar o município não o fez, nem mesmo os investimentos com verbas liberadas do governo federal e estadual, como: reforma centro de abastecimento; construção de matadouro de caprinos e ovinos, reforma da casa da cultura, do centro de convenções, de diversas quadras esportivas, e por vai…

Esperamos que aconteça uma grande mobilização da sociedade através de audiências públicas, onde o prefeito possa explicar minuciosamente os custos do empréstimo e os técnicos especifiquem os investimentos, tudo baseado em projetos.

Que seja abolida de vez essa quebra de braço do Executivo com a Câmara, mas que um Poder respeite o outro e não fiquem jogando para a plateia fatos inverídicos e danosos ao município e seu povo, quem de fato paga a conta.

Por Alvinho Patriota

10 comentários sobre “Ponto de Vista 26 – Coação psicológica aos Vereadores

  1. Indiginado

    Caro Alvinho,

    Um cidadão comum pode ter acesso as contas da secretaria de ação social?
    Eu poderia mandar um email para algum orgão de controle? Que orgão seria esse?
    De que forma os cidadãos, ao constatarem essas irregularidas, pode agir?
    O senhor é o unico que pode nos ajudar

    1. Alvinho Patriota

      Existem várias formas da participação do cidadão em atos/fatos públicos, dentre outros:
      1. Requerer por escrito as informações que desejar na própria repartição, à qual se refere o fato – sob protocolo (ou seja, ficando com uma via assinada por quem recebeu no setor);
      2. Encaminhar o pedido ou denúncia à Câmara de Vereadores ou a um deles – também protocolado;
      3. Comunicar (tudo por escrito) ao Ministério Público, Tribunal de Contas;
      4. Outras formas que achar conveniente, como divulgar na própria imprensa.

      O importante mesmo é que o cidadão participe. Sugerindo, elogiando, criticando, denunciando – essa é a verdadeira democracia…

  2. Indiginado

    E salgueiro continua sem futuro, enquanto um prefeito sem futuro continua contratando secretarias sem futuro.
    Minha cidade linda está se acabando.
    Hercílio eu votei em você, para voce continuar com meu voto e da minha família voce vai precisar fazer mais.
    Eu também gostaria de saber em que mais essa secretaria anda gastando nosso dinheiro.

  3. maria das dores de souza

    Com a maior cara de pau do mundo,o prefeito mentiu que quase não se conhece quem era que estava falando,nunca ví uma entrevista com uma pessoa tão sinica como esse cidadão,ele agora est´pa dizendo que a UPAE,CORPO DE BOMBEIRO, E IML são obras da prefeitura,achoo que daqui a pouco ele vai dizer que a transposição e a transnordestina foi ele que fez,devia era ter vergonha na cara e parar de mentir desta maneira.

  4. Eleitor

    Eu fico indiginado com as fotos da prefeitura de salgueiro no face.
    As confraterzinações que as secretarias estão fazendo… A de ação social alugou uma chacara e pagou churrasco e bebida para um monte de gente. Tem fotos e mais fotos. Agora eu so queria saber quem ta pagando isso. Vereadores, por favor, abram as cotas da ação social, vejam o que essa secretaria ta fazendo com o dinheiro do povo. Eu pago meus importos e quero saqber se os 5 mil que ela ganham da p ela se sustentar e ainda fazer alugar chacara e pagar bebida para mais de 300 pessoas do bolso dela. Estou perguntando vereadores!
    Nemedio, mostre a que voce veiu, peça para verificar as cotas dessa mulher.

    1. carla

      Eu tambem vi as fotos. Festa regada a jonh red e vinhos importados. E digo mais, quase todo o 1 escalao estava la incluindo o prefeito-coronel que tambem estava no jonhe red

  5. Nildo

    Parabéns Eduardo da Rocha, você asfaltou mais ruas em 2013 do que o gestor da nossa Cidade. Fico me perguntando qual é a receita do nosso Município,porque os vereadores não fazem um requerimento pedindo explicações sobre a receita e as despesas. O Plano Prurianual “PPA”,Lei de Diretrizes Orçamentária “LDO” e a Lei Orçamentária Anual “LOA” estão sendo cumpridas. Outra coisa interessante, é que quando vem a Salgueiro o Governador do Estado ninguem pedi nada. É todo mundo bém vestido dizendo o Governador “chegou”, e enquanto a caravana passa se houve os fogos de artifício. Depois que todos vão embora, o trabalhador vai chorar porque está faltando comida na mesa.

  6. José Saraiva

    Esse cara que se intitula Prefeito dessa cidade não sabe o que é orçamento anual não ? As Prefeituras interioranas estão ultimamente dando péssimos exemplos de gestões públicas. São, em sua grande maioria, ignorantes em matérias financeiras. Em outros casos, são por demais espertos, endividando o povo contraindo débitos altíssimos para gestões futuras. Parece mais o dito popular que diz “é querer gozar com órgão genital alheio”.

  7. Livia Ramos

    Jogando o povo contra os vereadores, e os bestas ainda acreditam em papai noel, é incrível a falta de noção.

  8. Cassiano

    Pressão psicológica danada, esse prefeito não perde tempo, é um mala mesmo. Fico me perguntando qual será o tamanho desse rombo na prefeitura? Como uma cidade desse porte, com tanta arrecadação não tem dinheiro pra nada, precisa fazer um empréstimo? Jogou a bomba para os vereadores, se não aprovarem, vão ser culpados, se aprovarem, vão facilitar o aumento do patrimônio dos cargos comissionados do alto escalão, estou logo dizendo para que os de baixa escalão tomem as dores, rsrs. Lógico que com a liberação irão fazer algo, só resta pensarmos o preço que vamos pagar por isso.