Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista 25 – Falta de investimento no esporte amador em Salgueiro

ALVINHO VERDE* Alvinho Patriota

“Quem escuta as Minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha…” – (Mateus 7:24).

Toda ação nesta vida para ser bem sucedida, se faz preciso prudente planejamento, sob pena de haver omissão, ou que os resultados na sua implementação não atendam às necessidades de um povo, quando se referir a ações públicas que têm por finalidade disponibilizar a satisfação de suas necessidades. No setor privado não seria diferente, levando os projetos ao fundo do poço, caso não sejam observadas as condições necessárias aos objetivos traçados.

Agindo dessa forma, temos o dever de preparar os nossos jovens para assumirem as funções que hoje nos são delegadas, e para que isso ocorra melhor do que vem sendo feito, já que a finalidade natural é o avanço em tudo que se faz para o desenvolvimento de uma nação, não podemos deixar de oferecer condições básicas à formação humana, pessoal e profissional.

Não podemos deixar, portanto, de preparar os jovens em todos os sentidos, essencialmente nas suas necessidades básicas, como, simultaneamente aos estudos, a prática de esporte visando tanto a sua formação física, intelectual, como profissional.

No Brasil, por força de lei, é destinado o maior percentual do orçamento dos municípios para a educação – 25%, incluída aí a prática de esportes e atividades afins. No entanto, aqui em Salgueiro não há uma preocupação nesse campo, pois, apesar de despontarmos positivamente nos últimos tempos no futebol profissional, a área desse esporte amador está praticamente abandonada. Não se vê mais os jogos de bairros, de distritos nem de lugar nenhum, não havendo investimento no terreno sólido que são os jovens.

Esses passam de criança à adolescência e atingem a maioridade sem que lhes seja dada a oportunidade do exercício da prática do esporte. Não há investimento em formação de campos de várzeas, de incentivo à prática do esporte – com as exceções das atividades escolares, onde existem, ficando de fora boa parte da juventude, sem ter para onde ir, o que fazer, prejudicando consideravelmente essas pessoas.

Em 2007, quando me achava como presidente do Poder Legislativo local, recebi do Executivo um Projeto de Lei criando um incentivo tipo “TODOS COM A NOTA MUNICIPAL”. Propus e os demais Vereadores concordaram e aprovamos algumas emendas no sentido de beneficiar, também, o desporto amador. Infelizmente esse projeto, apesar de transformado em Lei, ficou como letra morta no papel, mas, para que seja posta em prática, basta vontade política dos gestores no poder.

Alvinho Patriota é advogado graduado pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado pela UNEB (Bahia), doutorando pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Foi Vereador no Município de Salgueiro por cinco mandatos consecutivos, de 1992 a 2012. Candidatou-se a prefeito em 2012, obtendo 43% dos votos válidos. Atualmente é presidente do Partido Verde (PV). Sua luta principal é a defesa do meio ambiente.

2 comentários sobre “Ponto de Vista 25 – Falta de investimento no esporte amador em Salgueiro

  1. Ivo

    Concordo com o seu ponto de vista, verifica-se que mesmo que haja investimentos, as ações devem ser geridas e executadas por profissionais competentes e habilitados em relação ao desenvolvimento do esporte, tanto o esporte educação (escolar) quanto esporte participação ou (amador).
    Dessa forma, sou mais um dos aprovados no último concurso da prefeitura de Salgueiro-PE para a única vaga de Prof. de Educação Física da Secretaria de Cultura e Esporte e mesmo assim, sendo apenas uma vaga ainda não fui nomeado, por essas e outras é que o esporte escolar e amador em Salgueiro encontra-se em decadência pois encontra-se nas mãos de pessoas que em muitas vezes tem até a boa vontade, mas infelizmente são leigas em relação ao planejamento, execução e gerenciamento de atividades esportivas.
    Ivo Torres
    Profissional de Educação Física
    CREF 005486-G/PE

  2. arnaldo luciano de alencar

    A atual administração é pequena,menor,onde a coletividade não tem a menor atenção,quem observar bem vai ver o que é feito com o orçamento particapativo,(ONDE O PREFEITO FAZ O QUE QUER E QUANDO QUER)o atual GÊSTOR não sabe o que é governar para a coletividade,seu governo é feito para POUCOS e se falar em ESPORTE AMADOR,isso para ele ele é piada.