Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Ponto de Vista 23 – Cardápio: carne de jumento

Não foi surpresa a descoberta em plena cidade, num dos bairros nobres de Salgueiro, de um abatedouro de jumento, com direito a estoque em freezer e até mesmo, animais aguardando o abate.

Digo não ser surpresa porque embora havendo controle da carne bovina transportada do abatedouro público, que naturalmente passa pelas inspeções sanitárias, o mesmo não acontece com suínos, caprinos e ovinos, não existindo nenhum controle do poder público, cujos abates acontecem em qualquer lugar da cidade ou área rural, sendo levada a carne sem qualquer inspeção para os postos de venda, inclusive para o mercado público.

Sabemos, e até conhecemos praticamente todos os comerciantes de carne, os quais são sacrificados justamente pela ausência do poder público na fiscalização do comércio clandestino. Para ter-se ideia, quando acontece acidente nas rodovias com animais, especialmente gado bovino, em poucos minutos aparecem os “socorros” que despencam as carnes e levam para venda.

Isso já aconteceu certa noite com um considerável rebanho de carneiros que foi tangido para o meio da pista a fim de serem atropelados e tão logo aconteceu o “acidente”, os “comerciantes” levaram a carne para o mercado público para venda aos consumidores.

Continuo defendendo que Salgueiro deve ter uma guarda municipal, motorizada, circulando por todo canto, fiscalizando, orientando as pessoas, na proteção do patrimônio público. Infelizmente, até os agentes de trânsito que fizeram concurso há tanto tempo, se submeteram aos exames, mas até pouco tempo não tinham sido chamados a assumir seus cargos…

Alvinho Patriota é Advogado há mais de 30 anos, graduado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Foi Vereador no Município de Salgueiro por cinco mandatos consecutivos, de 1992 a 2012.

3 comentários sobre “Ponto de Vista 23 – Cardápio: carne de jumento

  1. batista

    acho que não e novidade quais todos cidade são assim.na outra semana continua vendendo. esse brasil e assim.

  2. GERALVINHO PATRIOTA

    oxente, quer dizer que SALGUEIRO AINDA NÃO TEM FISCALIZAÇÃO NO ABATE DE ANIMAIS E NA COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE. ENTÃO, CUIDADO, ALÉM DE JEGUE, VÃO VENDER GATOS POR LEBRE…

  3. Eunisse

    A população Salgueirense devia fiscalizar mais a carne que consome.
    pois nenhuma carne comercializada no mercado público é confiável. Vejam a situação onde o gado é abatido.Façam uma visita no MATADOURO PÚBLICO,
    entre comer carne de JUMENTO e carde de gado abatidos no MATADOURO da no mesmo.Fiscalizem o que vocês consome veja as fotos cartão postal do MATADOURO PÚBLICO e verifiquem. Ja denunciei a TV Grande Rio, Promotoria, Radio Talismã, Vigilância Sanitária, Anvisa e ninguém faz nada, nenhuma providência tomada.