Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

Policiais são retirados de helicóptero de quartel no ES, diz governo

Helicópteros estão sendo usados para retirar policiais militares de dentro do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar na Grande Vitória (ES), segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O desembarque acontece na Rodoviária de Vitória.

Neste sábado (11), um chamado da corporação já colocou em atividade mais de 600 militares em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeiro. Ainda não foi informado o resultado do chamado operacional em outros municípios.

Mesmo com o policiamento, as mulheres dos policiais militares dizem que seguem a ocupação das portas de batalhões e questionam o patrulhamento. A crise no estado chegou ao 8º dia, com 138 mortes, segundo sindicato dos Policiais Civis.

Chamado
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) disse que a chegada dos militares aconteceu após uma chamada operacional realizada às 16h, na Praça Oito e na Rodoviária.

Questionada sobre a apresentação dos militares, a Sesp não respondeu se eles saíram dos batalhões que estão com as entradas ocupadas pelas mulheres de PMs ou se os militares que se apresentaram nas ruas estavam fora dos quarteis.

Mulheres
Ao longo do dia, o G1 ficou por 10h na porta de um dos batalhões em Vitória, das 7h às 17h, no bairro Maruípe, e nenhum militar foi visto saindo pelo portão principal. Às 19h, as mulheres seguiam ocupação no Batalhão de Maruípe.

“Não vamos sair da frente dos batalhões. O governador tem que conversar com o movimento. Eles estão usando farda, mas não são policiais. Eles estão maquiando a situação”, disse a dona de casa Ordilene, esposa de um policial militar.

“Nós vamos continuar o movimento, esperando posição do governo. Os poucos que se apresentaram aos postos de trabalho, neste sábado, passaram mal, choraram muito. Só foram por causa de muita pressão”, disse a esposa de um policial militar, que está em frente ao 4o Batalhão da PM, em Vila Velha.

Um vídeo exibido pela GloboNews mostra mulheres revoltadas com os policiais que voltaram ao trabalho. “Vocês são uns covardes. Nós estamos dando a nossa cara a tapa por vocês. Eu posso ser presa por causa de vocês. Vocês são uma vergonha”, diz a mulher.

Fonte: G1