Pilar: a mãe de doze

Por Mariana Camargo

A vida de uma cadela de rua não é nada fácil mesmo sem ter filhotes. Agora imagine ter doze filhotes de uma única vez, sem amparo algum, sem alimento e sem abrigo? Essa poderia ter sido a história de Pilar, 2 anos, caso não tivesse cruzado o caminho de Raquel, moradora do bairro Bomba, em Salgueiro/PE.

Raquel Rocha e Silva é tutora do cachorro Yusuke e no mês de abril deste ano notou a presença da então cadela de rua em frente ao seu portão. Percebendo que a cadela esta estava no cio, se compadeceu da situação, uma vez que os demais cachorros da rua não davam paz a ela.

Motivada pela força das redes sociais, Raquel se uniu a mais cinco mulheres e assim decidiram mudar o destino da linda Pilar. Luzia, Cláudia, Bruna, Júlia, Mariana e Raquel formaram então um grupo de madrinhas para resgatar, cuidar e conseguir a adoção de Pilar por uma família amorosa. Foi então no dia 30 de abril de 2019 que a vida de Pilar mudou e nunca mais foi a mesma.

Já cientes da possibilidade de Pilar estar esperando filhotes, as mulheres montaram uma força tarefa. Organizaram uma rifa com produtos também doados por simpatizantes da cauda animal e conseguiram dar início aos trabalhos de proteção. Durante um ultrassom descobriram que seis bebês vinham aí. Já na reta final, Pilar foi transferida de lar temporário para dar à luz.

A surpresa veio quando na hora do parto, 11 filhotes vieram ao mundo, deixando a todos preocupados mas muito felizes, já que todos nasceram saudáveis. Raquel deixou Pilar com os filhotes durante a noite e no dia seguinte, ao retornar para cuidar dela, notou que mais um bebê tinha nascido. Pilar passou então a ser a feliz mamãe de 12 lindos cachorrinhos.

A luta agora é grande, pois todos deverão ser castrados, vermifugados, vacinados e então doados às suas futuras famílias, inclusive Pilar. Pilar e os bebês também precisam de um novo lar temporário, se você pode acolhê-los ainda que por pouco tempo, mas com todos os custos pagos pelas madrinhas, por favor, entre em contato.

Se você está disposto a aumentar sua família com responsabilidade, acolher um cachorro para dar a ele todo o amor do mundo, converse com a Raquel (87) 8823-0435. Se não pode adotar, ajude a compartilhar o Instagram criado para divulgar essa linda história @pilar_rocha_e_silva.

As madrinhas ressaltam a importância da rede de apoio que se formou durante esta caminhada. O fotógrafo e protetor de animais Diego Fernandes (@di.fernandesestudio) gentilmente realizou um ensaio de Pilar com os bebês para impulsionar sua campanha de adoção, veterinária Daiane da clínica Farmavet sempre muito solícita e atendendo Pilar a preço de custo. E claro, dos amigos de Instagram que ajudaram na divulgação da rifa e também da história de família canina.