Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PGR defende abertura de ação contra Jaqueline Roriz

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou um parecer pela abertura de uma ação penal contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Ela responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM. O procedimento, que começou a tramitar em março, está sob a relatoria do ministro Joaquim Barbosa.

O advogado da deputada, José Eduardo Alckmin, criticou o momento escolhido pelo procurador para apresentar seu parecer. “Parece estranho que isso venha justamente às vésperas do julgamento do processo por quebra de decoro parlamentar”, disse o advogado, que afirma ainda não ter tido acesso ao documento.

Ela também responde a um processo na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), Jaqueline deverá ser julgada pelo plenário ainda em agosto. Joaquim Barbosa já autorizou o compartilhamento de informações do inquérito com a Câmara. O Conselho de Ética da Casa recomendou a cassação da deputada.

A deputada chegou a recorrer ao Conselho na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) alegando que o vídeo de 2006 é anterior ao mandato. Após polêmica, no entanto, ela desistiu do recurso. Para cassar Jaqueline são necessários 257 votos entre os 513 deputados.

Por Folhapress