Vida FM Asa Branca Salgueiro FM Salgueiro FM

PF diz que Petrobras colaborou e entregou documentos para apreensão

A assessoria da Polícia Federal (PF) divulgou nota oficial nesta sexta-feira (11) para informar que “não foi necessário” cumprir os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Paraná na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, que autorizavam o recolhimento de documentos da estatal do petróleo.

De acordo com a PF, “houve colaboração” da presidência da estatal, que entregou para apreensão os documentos que podem auxiliar na apuração pela Operação Lava Jato de esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões.

Também em nota oficial, a Petrobras relatou que um delegado e três agentes da Polícia Federal foram recebidos pela presidente da empresa, Maria das Graças Foster, em uma sala de reunião.

Imediatamente, informou o comunicado, Graça Foster acionou a gerência jurídica da estatal para que fossem tomadas todas as providências necessárias para que fosse cumprida a ordem judicial.

“A Petrobras recebeu hoje (11/4) e cumpriu imediatamente Ordem Judicial para entregar documentação referente a uma específica contratação”, diz o comunicado.

Ao todo, nesta sexta, a PF executou 23 mandados de prisão e busca de documentos nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Conforme o órgão policial, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva (quando o suspeito é levado a depor), e 15 de busca e apreensão de documentos nas capitais paulista e fluminense, em Campinas (SP), Macaé (RJ) e Niterói (RJ).

Foram executados mandados também na empresa Ecoglobal Ambiental, em Macaé. A polícia investiga um contrato da empresa com a Petrobras, no valor de R$ 443 milhões, que foi assinado em 2013.

Também em Macaé, duas viaturas da PF foram ao setor de contabilidade da Petrobras, no Parque de Tubos, por volta das 13h30. Os policiais deixaram a unidade da estatal uma hora mais tarde. Segundo o delegado da PF no município, Júlio Ribeiro, os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos.

Fonte: G1